Academia ao ar livre é opção de atividade física para população de Salvador

Pensando no bem-estar e na saúde da população soteropolitana, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) vem instalando academias de saúde em diversos pontos do município. Desde 2021, já foram 300 em toda a cidade e os equipamentos, comumente utilizados pela população para a prática de atividade física, estão espalhados por toda a cidade, e auxiliam no combate ao sedentarismo e na diminuição dos riscos de problemas à saúde dos cidadãos.

As academias de saúde ao ar livre são ilhas, compostas por equipamentos de baixo impacto e esforço e de fácil utilização. Os aparelhos são utilizados em sua maioria por idosos, porém, não é difícil encontrar jovens também aproveitando a academia para manter a atividade física em dia.

No Imbuí, na praça central do bairro, tem até quem saia do seu bairro de origem só para usar os equipamentos. É o caso do empresário autônomo Leonardo Dantas, morador do bairro de Piatã. “Venho para cá cedo fazer a atividade antes de ir para o trabalho, que é aqui perto. Prefiro o Imbuí, porque achei os equipamentos mais bem localizados, fora que aqui temos também as quadras e o calçadão, é muito importante. Já frequento há alguns meses e achei a comodidade muito boa”.

Morador do bairro, o gastrólogo Odilardo Farias frequenta a praça há pelos menos uns dois anos, segundo ele. “Para manter a saúde em dia, é uma ótima opção, além de conversar com os amigos e levar uma vida mais saudável. Meus vizinhos frequentam e o espaço é bom. Eu faço academia também, mas os aparelhos daqui também ajudam muito”.

Enquanto aguardava o filho, que realizava um serviço em uma oficina próxima, a autônoma Valdilene Santana levou o neto, Brian, de três anos, para curtir a praça. “Viemos do Costa Azul, então trouxe ele para se distrair enquanto meu filho conserta o carro. Isso aqui é muito bom, é maravilhoso ter esse lazer gratuito. É bom ter um parque, ter essa área do exercício ao ar livre”.

Alcance – “Normalmente, as academias de saúde são encontradas nas praças, nas orlas e em locais específicos. Virou uma febre, e é muito gratificante ver as pessoas fazendo exercícios e cuidando da saúde. São praças como a Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi; Praça da Bíblia, no Ogunjá e a Praça do Vale das Pedrinhas, além de outras centenas inauguradas pela Prefeitura”, explica o presidente da Desal, Virgílio Daltro.

O gestor lembra que, dentro do programa de introdução de academias em Salvador, cerca de 120 equipamentos ainda serão instalados até o final de 2023. “Nós ainda não fabricamos as peças, mas já fazemos a manutenção e reparos em nossa própria fábrica, que fica em Porto Seco Pirajá, às margens da BR-324”.

Na fábrica, são feitas réplicas de peças que sofreram desgastes pelo uso ou tempo, e principalmente pelo vandalismo, um dos grandes problemas enfrentados pela Desal para a conservação destes equipamentos. Segundo dados do órgão, de cada cinco equipamentos instalados, dois sofrem com o vandalismo e cerca de oito são recuperados todas as semanas. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados