Mais de 45 mil CNHs estão prontas aguardando condutores fazerem retirada no SAC

Para quem pretende pegar estrada durante os festejos de São João, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) informa que há 45.544 carteiras de habilitação (CNH) aguardando retirada, na rede de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Já os donos de automóveis com placas de final 7 e 8 têm até os dias 29 e 30 de junho para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 com 10% de desconto, à vista. Os que optarem por parcelar o pagamento em até cinco vezes podem realizar a quitação da primeira cota nas mesmas datas, sem o desconto.

O procedimento de retirada das CNHs é simples: basta ir à unidade onde foi feita a solicitação, sem necessidade de agendamento prévio. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). Além das CNHs, há também 39.412 carteiras de identidades (RG) e 3,5 mil passaportes, totalizando mais de 88 mil documentos esquecidos.

Entre os postos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o SAC no Shopping da Bahia possui o maior montante de documentos represados (7.384), seguido pelo SAC Barra (7.082) e o SAC Salvador Shopping (6.839). No interior do estado, quem lidera o ranking de documentos represados é o SAC Conquista II, no Boulevard Shopping (5.233); seguido pelo SAC Feira II (2.586) e o SAC Porto Seguro (2.575).

IPVA

Para realizar o pagamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, basta apenas apresentar o número do Renavam. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o cidadão deve estar atento, pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Outro alerta do Detran-BA diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular.

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo). Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados