Salvador ganha programa Saúde dos Olhos neste sábado (17)

A visita regular ao oftalmologista e a realização de exames preventivos são essenciais para a saúde ocular. Para garantir o acesso a essa especialidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lança o Programa Saúde dos Olhos neste sábado (17), às 7h30, no bairro de Cajazeiras.

A iniciativa será executada por meio de 13 prestadores de serviço contratualizados que, juntos, realizarão cerca de 1,5 mil consultas e exames oftalmológicos apenas neste Dia D do Saúde dos Olhos. Esse primeiro atendimento permitirá o conhecimento da condição ocular do paciente, podendo resultar em encaminhamento para tratamentos cirúrgicos, como os de catarata, e matrícula no Programa de Glaucoma, bem como na disponibilização de receita para os casos de indicação do uso de óculos.

A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, destaca a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é ampliar o cuidado oftalmológico dando acesso aos exames para diagnóstico precoce, além de garantir o tratamento de condições clínicas já estabelecidas. Isso é de extrema importância para prevenir o avanço ou possíveis complicações ocasionadas por doenças oculares, que podem levar até mesmo à cegueira”, declara Ana Paula.

O Saúde dos Olhos será estendido até dezembro de 2023. Os pacientes foram captados da fila de espera já previamente cadastrada no último ano no Sistema Vida +, da SMS. No dia da consulta deverão apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS.

“Esta primeira etapa do programa está prevista para durar até o final do ano, cujos procedimentos disponibilizados se somarão à oferta já realizada mensalmente na rede municipal de 21,5 mil consultas e 61 mil exames em oftalmologia. Nossa meta, nestes meses de programação, é atender mais de 12 mil soteropolitanos promovendo cuidados essenciais para a saúde dos olhos”, finalizou a secretária.

Números – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados – entre 60% e 80% – ou dispõem de tratamento. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

As doenças oftalmológicas podem ocorrer por diversos motivos, desde causas genéticas até hábitos de vida. Algumas enfermidades, a médio e longo prazo, podem acarretar problemas na visão e, em diagnósticos mais graves, até levar à cegueira. Foto Ascom/SMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados