Vigilância Sanitária promove treinamento para manipulação de alimentos juninos

A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) vem promovendo o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para comerciantes que venderão alimentos típicos das festas juninas. Na terça-feira (13), a capacitação foi realizada para o público que atua na área do Distrito Sanitário (DS) Liberdade, no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), que funciona no bairro.

O treinamento mostrou as exigências sanitárias para que os alimentos sejam comercializados de forma segura e não levem problemas de saúde para o consumidor. Dentre os assuntos abordados, destaque para a importância de manter a higienização do local de venda, vestimentas e equipamentos de proteção individual, cuidados de armazenamento e preparo dos alimentos. No local também foi montado um espaço para orientação sobre os procedimentos de obtenção ou renovação do alvará de saúde no município.

“É importante conhecer para prevenir. A partir do momento em que levamos conhecimentos para esses locais, esclarecemos dúvidas e cuidados. Estamos reforçando e fortalecendo a cultura de prevenção em saúde, tanto desses comerciantes, como de quem os consome”, disse a nutricionista e gerente de Vigilância e Segurança dos Alimentos da Visa, Gilmara Macedo, que foi uma das mentoras do treinamento.

Comerciante há 12 anos no bairro de Cidade Nova, Maria da Conceição Sousa, de 50 anos, destaca que treinamentos como esse são válidos para aprimorar o conhecimento e para dar um melhor atendimento ao público. “Hoje em dia vivemos de levar experiências para o cliente. Quanto mais mostrar para esses consumidores o quanto estamos nos capacitando e preocupando com o alimento que vai chegar até a casa deles, ganharemos crédito e visibilidade no mercado. Não é fácil, por isso sempre a importância de buscar capacitações”.

Ações de fiscalização – Representando um mercado da região da Liberdade, na qual é colaboradora há mais de 20 anos, Elisângela Vilas Boas, de 49 anos, disse ter sido proveitoso participar do treinamento, e reforçou que repassará todo conhecimento adquirido para os colegas de trabalho. “Através do curso serão melhoradas as boas práticas alimentares da empresa da qual faço parte e, assim, entregar um resultado ainda melhor para os nossos clientes”.

Desde o início do mês de junho a Visa tem intensificado as ações de fiscalização no comércio formal e informal de alimentos nos 12 Distritos Sanitários de Salvador, para inspecionar e orientar sobre os cuidados sanitários na comercialização desses produtos. Foto: Lucas Moura/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados