Fundação Pierre Verger lança catálogo da exposição Herança do Pai, com visita guiada

O segundo volume da coleção de catálogos do projeto 16 Ensaios Baianos será lançado neste sábado (17/06), às 15 horas, com visita guiada pelo fotógrafo João Machado, na Fundação Pierre Verger Galeria, no Centro Histórico.

O projeto 16 Ensaios Baianos tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura da e pretende também estimular o mercado, com as vendas do catálogo e das fotografias revertidas principalmente para o artista.

A técnica, a estética na utilização da luz, a experiência de viajar com romeiros em caminhões paus de arara, de acampar junto com eles e a história de cada uma das 23 imagens da exposição Herança do Pai serão relatadas por João Machado, na visita guiada.

O catálogo, de 52 páginas, no formato 15x15cm, traz mais oito fotos além das expostas na galeria.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 16 de julho, dá continuidade ao projeto 16 Ensaios Baianos, iniciado no ano passado com Vaqueirama, de Ricardo Prado.

“A proposta é destacar nos próximos anos a produção da fotografia realizada hoje na Bahia ou sobre a Bahia, com fotógrafos consagrados ou ainda não conhecidos, de Salvador ou do interior, com produção que se destaque pela originalidade e apuro técnico”, afirma Alex Baradel, coordenador cultural da Fundação Pierre Verger e um dos organizadores do projeto junto com os fotógrafos Célia Aguiar e Paulo Coqueiro.

O fotógrafo

João Machado comprou sua primeira câmera em 1991, quando trabalhava como ajudante de pedreiro, seu primeiro emprego em São Paulo, para onde migrou de Xique-Xique, na Bahia, aos 19 anos. Autodidata, atuou como fotógrafo de eventos, em estúdio e como fotojornalista nos principais veículos do país. Ganhou projeção como fotógrafo documental quando uma de suas fotografias da Exposição Futebol BR foi capa do jornal The Washington Post. Sua foto de um homem debruçado sobre a estátua de Drummond, no Rio, viralizou e foi capa de livro sobre pessoas em situação de rua, vencedor do Jabuti 2015. Hoje, repassa o que aprendeu em cursos de fotografia documental e autoral.

O olhar fotográfico sobre Bom Jesus da Lapa e seus romeiros mudou bastante desde as primeiras imagens feitas no século 19, até o olhar de pertencimento de João Machado, de dentro do caminhão, no acampamento, no santuário.

Ao percorrer os mesmos caminhos do pai, romeiro e devoto, João Machado nos mostra o Sertão profundo, em imagens que revelam a intimidade com as pessoas e com o tema, de um sertanejo filho e neto de romeiros.

Serviço:
Lançamento do catálogo da Exposição Herança do Pai, ensaio fotográfico de João Machado.
Onde: Fundação Pierre Verger Galeria, Rua da Misericórdia, 09, loja 1, Centro Histórico.
Redes sociais: @FundacaoPierreVerger / www.pierreverger.org
Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados