Coco de piaçava da Bahia ganha destaque internacional como matéria-prima para Rosários Egípcios

No município de Ituberá, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul) conquista mercados internacionais com o seu coco de piaçava de alta qualidade. A cooperativa já exportou 400 toneladas este ano, e, nesta semana, está enviando uma nova remessa para o Egito, com 10 contêineres de 28.550 quilos de coco cada, para serem transformados em belos Rosários Egípcios.

Com a nova remessa, a cooperativa fortalece ainda mais os laços comerciais entre a Bahia e o Egito. Apoiada pelo Governo do Estado por meio do projeto Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva, a Coopafbasul é um exemplo de como a agricultura familiar pode gerar emprego, renda e promover o desenvolvimento sustentável.

Entre os investimentos da CAR na cooperativa estão as entregas de caminhões refrigerados, câmara fria, secadores de grãos, carro utilitário, equipamentos de escritório, energia solar, além da construção de uma unidade de beneficiamento de grãos que está em execução. Também foram contratados profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) que auxiliam os cooperados em suas atividades.

Esses investimentos têm transformado a realidade dos agricultores, valorizado o coco de piaçava e aumentado significativamente o preço de venda da produção. Antes comercializado a R$ 0,30 o quilo, o coco agora alcança o valor de até R$ 2,00, representando um ganho médio de 600% para os produtores.

O presidente da Coopafbasul, Marcos da Conceição, destaca que a parceria com a CAR tem sido essencial para o sucesso da cooperativa no mercado. “Graças a esse apoio conseguimos ganhar mais o mercado e estamos crescendo e nos desenvolvendo a cada dia”.

O sucesso da exportação do coco de piaçava da Bahia é uma prova concreta de que a valorização dos produtos locais e a produção consciente podem abrir portas para o mercado internacional, impulsionando a economia e fortalecendo a imagem do estado como um importante polo produtor.

O Bahia Produtiva é um projeto da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. Foto: Divulgação / CAR

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados