Após entrega da estação Pituba, BRT de Salvador registra aumento de 45% no número de passageiros

O BRT de Salvador registrou aumento de 45% no número de passageiros transportados desde a entrega da estação Pituba, no último dia 31 de março. Em maio passado, o sistema transportou 598,1 mil pessoas, enquanto em março este número foi de 409,8 mil, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Em comparação com janeiro deste ano, o crescimento é ainda maior: 76%. No primeiro mês do ano, o fluxo de passageiros que utilizaram o sistema foi de 339.358 pessoas, ainda de acordo com dados da Semob. Desde o início da operação, em setembro do ano passado, o BRT vem registrando um aumento gradual no número de usuários.

O sistema já está próximo da marca de 3 milhões de passageiros transportados desde setembro. Com a entrega da estação Pituba, todo o trecho 3 do BRT já está em operação, incluindo ainda outros cinco terminais: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara. O sistema ainda vai até a Praça Nossa Senhora da Luz, com paradas também na Apae e na Praça Belo Horizonte.

Segundo o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, esse crescimento tem sido orgânico, à medida que as pessoas vão conhecendo o sistema. “O número de passageiros do sistema de BRT vem crescendo mensalmente, isso sem nenhum tipo de mudança. No mês de maio foram quase 600 mil pessoas. As primeiras mudanças mais ligadas ao BRT estão acontecendo agora em termos de linhas. Então, é um crescimento orgânico, as pessoas estão gostando e utilizando no seu dia a dia por opção”, afirmou.

Ele destacou que o BRT é um sistema atual utilizado nas grandes cidades do mundo. “O ônibus nunca vai deixar de existir. O BRT é um sistema de ônibus em corredores preferenciais ou exclusivos com estações, o que permite um acesso mais rápido e mais seguro à população. Isso nunca vai deixar de existir, nunca vai deixar de ser atual”, salientou.

Muller enfatizou, ainda, que Salvador sai na frente em relação aos ônibus elétricos utilizados no BRT. Hoje são 8 em operação e, quando o sistema estiver completo, 30% da frota de 150 veículos será elétrica. “O BRT de Salvador é um dos pioneiros no Brasil em termos de mobilidade elétrica”, frisou. As obras nos demais trechos estão dentro do cronograma e devem ser entregues no primeiro trimestre do próximo ano.

Eficiência – Passageiros que estão utilizando o BRT destacaram a eficiência e conforto do sistema. A cozinheira Terezinha Souza usou o modal pela primeira vez recentemente e afirmou que ficou surpresa com a qualidade do serviço. “O serviço está fluindo bem e percebo que está sendo muito bom para toda a população. O BRT está facilitando os deslocamentos e os ônibus chegam muito rápido. Foi muito válido usar”, contou.

Moradora do bairro de Cosme de Farias, Tatilene Carvalho contou que faz uso do modal sempre que precisa resolver alguma pendência na região da Pituba e depois seguir para o trabalho, no Centro Empresarial Iguatemi. “Está sendo ótimo usar o BRT. É um transporte muito cômodo porque consigo me deslocar mais rapidamente do que usando um ônibus convencional, já que não fico presa no engarrafamento. Isso sem falar do conforto de estar no ar condicionado, em um ônibus bacana, com tudo funcionando direitinho. Me sinto muito segura no BRT”, detalhou.

O auxiliar administrativo Daniel Souza, que mora em Rio Sena, afirmou que tem feito uso do sistema com frequência. Para ele, o BRT tem possibilitado viver com mais qualidade de vida. “Está sendo maravilhoso usar o BRT pois poupa muito meu tempo e me dá comodidade para fazer seus trajetos. O transporte veio a calhar, principalmente na região do Iguatemi que costuma ter congestionamentos. No horário de pico usar o BRT faz uma diferença enorme e facilita muito para mim usar o BRT tanto de dia quanto de noite”, finalizou. Foto: Betto Jr/ Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados