Produção de milho não-transgênico na Bahia garante sabor e tradição no São João

Com a chegada do mês de junho, a atmosfera junina toma conta da Bahia, e um ingrediente que não pode faltar nessa festa é o milho. E para garantir a qualidade e o sabor dos pratos típicos, tem sido fundamental a parceria entre a Cooperativa de Produtores e Apoio à Agricultura Familiar e Economia Solidária (Copirecê) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A Copirecê, apoiada pela CAR, tem recebido investimentos que vão desde a base produtiva, agroindustrialização, até a comercialização dos produtos derivados do milho. Isso significa que, neste São João, é possível encontrar uma variedade de derivados do milho não transgênico, tanto no interior do estado quanto na capital.

A colheita do milho por lá está chegando ao fim e para a cooperativa, as expectativas são as melhores. No ano passado foi um verdadeiro sucesso, com 480 toneladas de milho colhidas por agricultores ligados à Copirecê. O resultado? Um faturamento expressivo de R$ 4,7 milhões, o maior registrado nos últimos 10 anos. E as expectativas para este ano são ainda melhores, com previsão de colher 600 toneladas e um aumento de 20% na receita.

Francisco Nogueira é um dos agricultores ligados à Copirecê e beneficiado com os investimentos da CAR. “Foram equipamentos e assistência técnica que chegaram para ajudar na produção de um milho de qualidade. Há 5 anos, que com a chegada do projeto Bahia Produtiva, a gente vem melhorando a qualidade do nosso milho, com a variedade Gorutuba, que tem ciclo melhor”.

O resultado dessa colheita é uma verdadeira festa para os agricultores e para o cardápio junino, com pratos típicos como canjica, pamonha, mungunzá e muitas outras delícias, tudo feito com o milho de altíssima qualidade produzido pelos agricultores da Copirecê. Cada mordida é um verdadeiro deleite para o paladar, exaltando os sabores autênticos e tradicionais do São João baiano.

Ao optar pelos produtos derivados do milho da Copirecê, além de se deliciar com essas iguarias, o consumidor também contribui para o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades rurais. É uma maneira de celebrar a cultura e preservar as tradições, ao mesmo tempo em que se saboreia o melhor que a Bahia tem a oferecer.

Em Salvador, os produtos como Flocão Puro Milho, Mingau de Milho, Canjiquinha e Mugunzá podem ser encontrados no Empório da Agricultura Familiar, localizado no Mercado do Rio Vermelho, e em diversos estabelecimentos comerciais.

Mais parceria, mais resultados

A Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Caldeirão, localizada em Araci, é mais uma organização produtiva que tem comemorado sua parceria com a CAR. Por meio do Bahia Produtiva, está sendo construída uma unidade de beneficiamento de milho na região.

Graças à assistência técnica e extensão rural fornecida às famílias agricultoras que cultivam milho, a produção aumentou em 20%. Com a conclusão da agroindústria, a expectativa é que esse crescimento seja ainda maior.

Rivaildo Santos, presidente da associação, ressalta que a comunidade sempre trabalhou com milho, e há 26 anos havia uma unidade de beneficiamento construída. No entanto, a unidade estava ultrapassada e defasada, e os produtores estavam desmotivados. Com o apoio da CAR, eles passaram a ter uma visão mais ampla do negócio e conseguiram aumentar a produtividade. Além disso, com a nova unidade de beneficiamento, poderão expandir a variedade de produtos oferecidos, incluindo Creme de Milho, Mugunzá, Flocão, Xerém de Milho e Ração animal. Foto: Divulgação / CAR

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados