Câmara de Salvador aprova requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres com Deficiência Física

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, na tarde desta segunda-feira (05), um requerimento (185/23) da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), para criar a Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres com Deficiência Física. A matéria também prevê uma audiência pública para debater o tema.

“As mulheres com deficiência física sofrem uma dupla vulnerabilidade. Os problemas que as afligem são incontáveis: carência de ações nos serviços de saúde, preconceito, falta de acessibilidade, dificuldade de acessar o mercado de trabalho, de estudar, maior possibilidade de sofrer violência e mais empecilhos para recorrer a mecanismos protetivos. Tudo isso é pouquíssimo problematizado, relegando essa expressiva parcela da população a uma angustiante invisibilização”, pontua Ireuda.

Segundo a republicana, a frente parlamentar visa não apenas jogar luz sobre essa invisibilidade, como também discutir possíveis políticas públicas. “Precisamos entender que a mulher, por si só, já nasce em uma situação mais vulnerável produzida pelo machismo estrutural. Diante disso, qualquer outra condição que amplie essa vulnerabilidade deve receber toda a atenção das instituições”, acrescenta.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados