Prefeitura de Salvador capacita comerciantes em boas práticas de alimentos juninos

Para que os produtos juninos sejam oferecidos ao consumidor com máxima qualidade, a Coordenação da Vigilância Sanitária (Visa) de Salvador deu início, nesta segunda-feira (5), a uma série de edições do curso de Boas Práticas para Comercialização de Alimentos. O primeiro dia da atividade, voltada a comerciantes de feiras e mercados da capital, ocorreu no auditório do Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha). Participaram do curso aproximadamente 15 permissionários.

O curso também ocorre em alusão ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado nesta quarta-feira (7). São responsáveis por ministrar o conteúdo a gerente de Vigilância e Segurança dos Alimentos, Gilmara Macedo, e a chefe do Setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos da Visa, Emanuela Brito.

Os presentes puderam obter orientações sobre controle de pragas nos ambientes, higienização e acondicionamento dos alimentos, limpeza de equipamentos e do ambiente, como evitar contaminação cruzada, temperatura adequada para conservação dos alimentos e orientações gerais para o comércio seguro de alimentos. Na ocasião também foram distribuídos panfletos e cartilhas educativas.

Permissionário do local há 15 anos, Manoel Lima Santos fez questão de participar da atividade e destacou a importância da iniciativa para aumentar as vendas. “Esse conhecimento é muito positivo e vai nos ajudar bastante a qualificar e melhorar o nosso serviço. Quanto melhor for o serviço, mais clientes teremos”, contou.

Trabalho contínuo – A coordenadora da Visa, Ludmila Costa, explicou que o trabalho possui caráter educativo e busca aproximar os profissionais do órgão. “Entendemos que a cadeia de segurança alimentar começa desde o ponto de venda, então nos períodos festivos intensificamos as ações. Aqui tratamos desde o recebimento dos alimentos até o produto chegar nas mãos do consumidor”, explicou.

Além do conteúdo abordado, os permissionários também puderam esclarecer dúvidas sobre os procedimentos necessários para obtenção ou renovação do alvará de saúde. A medida foi ofertada com o intuito de facilitar o acesso e realização deste procedimento para regularização junto à Visa.

“Estamos fazendo tudo para desburocratizar o processo de licenciamento. Vamos tentar fazer esse trabalho de educação aliado ao processo de licenciamento sanitário em todos os pontos onde for possível”, reforçou Costa. Os documentos necessários para obter a licença variam de acordo ao tipo de serviço que o estabelecimento oferta e devem ser consultados no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

Próximos encontros – Nesta terça-feira (6) houve mais uma edição do curso no Mercado do Rio Vermelho. Outros espaços também vão receber a atividade neste mês. Na próxima terça-feira (13), o curso será realizado na sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade, às 14h. Depois, a qualificação deverá ocorrer no Pelourinho e na Feira de São Joaquim, em datas a definir. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados