Jovens medalhistas do boxe baiano terão incentivos da Setre

Dois jovens baianos medalhistas de boxe, apoiados pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), terão a ampliação dos incentivos para continuar o desenvolvimento nesta prática esportiva. O bicampeão brasileiro de boxe, Samuel Rosa, 17 anos, e Camile Vitória Alves, 17 anos, campeã baiana da categoria feminina, estiveram com o secretário Davidson Magalhães na tarde desta sexta-feira, (02), ao lado do treinador Gilmarques Sabino dos Santos, coordenador da Associação de Boxe Lutando pela Paz, com o objetivo de agradecer a parceria e garantir a ampliação dos recursos.

A Associação de Boxe Lutando pela Paz, localizado no bairro popular Pedro Jerônimo, município de Itabuna, atende a cerca de 200 crianças e adolescentes desde 2013. O objetivo principal do projeto, explica Gilmarques, é o de formar cidadãos por meio do esporte. Mas aqueles que destacam, como Camile e Samuel, são incentivados a trilhar o caminho do esporte profissional. A parceria com a Setre foi fundamental nesse caso, diz Gilmarques. Para manter os custos, a Associação recebeu recursos da Setre no ano de 2022 que ultrapassaram a casa dos R$ 20 mil, de acordo com o treinador. O objetivo, agora, é a manutenção e ampliação da parceria para manter os jovens atletas.

“Viemos falar sobre o projeto e mostrar os resultados. Samuel que é bicampeão brasileiro, campeão baiano e Camile campeã baiana no campeonato aberto. Há um ano a gente está sendo apoiado pela Setre com remuneração de dois professores e com ajuda das passagens. A gente agradecer o apoio e esperamos até mais apoio para passagens e material para treinamento”, explica o treinador.

A atleta Camile Vitória Alves, campeã baiana da categoria 50 quilos, treina há 4 anos.”Tenho incentivo do meu treinador e colegas. Em relação a patrocínio, hoje viemos agradecer, mas também explicar como é pra gente vir pra cá competir, os gastos. Espero mais inclusão para as mulheres no boxe, apoio e incentivos para mostrar nosso trabalho”, disse.

Já o bicampeão brasileiro da categoria 63,5 kg, Samuel Rosa dos Santos, 17 anos, conta que a Associação de Boxe Lutando pela Paz mudou sua vida. “Eu comecei com seis anos de idade, sou de Itabuna. Gilmarques me orientou, eu estava trabalhando em uma feira, ele me viu lá e me chamou para treinar. Eu tinha seis anos de idade e comecei treinar lá. E até hoje estou aqui, 17 anos, 11 anos de esporte já, bicampeão. Isso é muito gratificante pra mim. Por isso que é muito importante esse incentivo da Secretaria para nosso crescimento, só temos a agradecer”, disse o atleta. Foto: Regina Bochicchio / Ascom Setre

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados