Saúde bucal: Quase 16 milhões de brasileiros não têm nenhum dente

Dentista explica porque desse dado preocupa e quais as melhores alternativas

Você sabia que cerca de 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente? Os dados são do IBGE, que ainda revela que 55,6% das pessoas não vão ao dentista anualmente. Especula-se que o principal motivo é a desigualdade social que pode interferir nos cuidados orais, desencadeando cáries e outros problemas de saúde. Especialista em Prótese Dentária e Reabilitação Oral, Gabriel Paternostro alerta que a falta de dentes, ainda que somente um, pode provocar prejuízos diversos para o bom funcionamento do organismo como um todo e impactar também no quesito estético e consequentemente na sensação de autoestima.

“Movimentação dos dentes e desorganização da arcada dentária; alteração da mordida; gengiva exposta e machucada; dificuldade para se alimentar e até falar; perda óssea e problemas de mastigação que afetam a absorção correta de nutrientes no organismo são alguns exemplos de problemas originados pela falta de dentes. Vale ainda lembrar que essa ausência, em algumas pessoas, também é motivo de limitação para engajamentos sociais e relacionamentos afetivos, podendo levar o indivíduo até mesmo a quadros de depressão”, ressalta o cirurgião-dentista Gabriel Paternostro.

A boa notícia é que existem tratamentos para a perda de dentes, disponíveis em clínicas particulares e também pelo SUS, como a prótese dentária móvel e fixa, e o implante dentário. Este último é um mecanismo que tem sido cada vez mais utilizado pelas pessoas. Ele é feito de pino ou parafuso de titânio, que é colocado para substituir a raiz do dente e, assim, dar suporte a uma prótese. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no Brasil.

Quanto aos implantes, Gabriel Paternostro faz uma recomendação. “Embora seja um procedimento seguro, simples e de rápida recuperação, é fundamental que as pessoas procurem dentistas especializados na área e que atendam em clínicas equipadas e em perfeitas condições de higiene, para que possam promover os melhores resultados possíveis”, enfatiza.

Dicas

De modo geral, para quem quer ter e manter o sorriso em dia, a recomendação do cirurgião-dentista é que as pessoas busquem atendimento odontológico a cada seis meses. “Além disso, é fundamental praticar a higienização diária e caseira diariamente, através da escovação após todas as refeições, além de usar o fio dental. Outra dica muito importante é evitar o excesso de açúcar, bebidas alcoólicas e fumo”, recomenda Gabriel Paternostro. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados