Criança aguarda por regulação urgente em Santo Antônio de Jesus

Um menino de apenas 03 anos de idade, natural da cidade de Gandu está internado desde o dia 26 de maio de 2023 no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus aguardando regulação para um hospital referência que disponha de UTI Neonatal para realização de uma cirurgia pediátrica.

O pequeno deu entrada na unidade com febre persistente e tosse produtiva acompanhada de falta de ar e hipoativo, segundo informações do boletim médico enviado ao repórter Mateus Oliver, na manhã desta segunda-feira (29) pela mãe do paciente.

Ainda segundo o relatório, a criança vem apresentando dor abdominal, falta de ar e rejeição de alimentação além de não está dejetando a dias.

Sob código 3663016 a criança que é natural do município de Gandu no Sul da Bahia segue aguardando providências do Estado através da Central de Regulação.

A Regulação de pacientes é uma ferramenta de democratização do acesso, onde, por exemplo, um paciente do município de Barreiras, oeste da Bahia, tem o mesmo direito a ser internado no Hospital Geral do Estado, localizado na capital Salvador, do que um paciente que está na emergência do hospital. A decisão de internação será pautada na gravidade do caso e não pela proximidade.

É um sistema criado para gerir vagas hospitalares e outras necessidades de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando critérios internacionalmente estabelecidos. Antes de ser criada a Regulação, os pacientes rodavam de porta em porta, dentro de ambulâncias ou pessoalmente, buscando uma vaga que, muitas vezes, não era em uma unidade com o perfil adequado para tratar aquela pessoa ou era uma unidade em que não existia a vaga.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. As unidades seguem protocolos internacionais, como o Protocolo de Manchester, no qual classifica o paciente como Emergência (Vermelho), Muito Urgente (Laranja), Urgente (Amarelo), Pouco Urgente (Verde) e Não Urgente (Azul). As informações são do Blog Mateus Oliver Repórter. Foto: Reprodução / Blog Mateus Oliver Repórter

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados