Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa debateu o tema em Audiência Pública

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, atendendo ao pedido da deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA), promoveu uma audiência pública nesta terça-feira (23) com o objetivo de debater o aumento do número de médicos geriatras nas instituições públicas de saúde.

O encontro reuniu especialistas do setor dentre eles: Lígia Gualberto, representante do Ministério da Saúde; Margô Karnikowski, professora da UNB e coordenadora Uniser/UNB; Carlos Uehara, representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Karla Giacomin, representante do Centro Internacional de Longevidade Brasil – ILC.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um geriatra para cada mil idosos. No entanto, no Brasil existe um profissional para cada 16 mil. A parlamentar explica que as pessoas acima de 60 anos precisam de cuidados especializados que vão além de medicação adequada. “O idoso requer cuidados. É preciso uma alimentação balanceada, muito carinho e atenção, enfim, um atendimento completo”, ressaltou a deputada.

Rogéria reforçou a responsabilidade dos parlamentares, não apenas em propor leis, mas, em torná-las realidade. “Precisamos nos unir independentemente de partidos políticos para colocar em prática o que já conquistamos no Congresso”, concluiu a parlamentar. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados