Dia das mães: evento sobre maternidade é realizado no Subúrbio Ferroviário com psicóloga baiana

O mês de maio é marcado pelas celebrações de dia das mães. Figuras maternas, de diferentes idades, etnias e classes sociais celebram com seus filhos a vocação e o desafio de ser mãe. Em prol dessa data comemorativa e desafiadora, acontecerá a roda de conversas para gestantes, na nesta terça feira (9) na Unidade de Saúde da Família, no Bate Coração – Distrito Subúrbio Ferroviário.

A ação, que é uma parceria da psicóloga baiana Manuela Cobas, com a unidade de saúde, vai reunir as futuras mães para refletir sobre o tema “Como lidar com a culpa materna”. Segundo a psicóloga, a ideia de promover o debate se deu por conta das exigências que a sociedade impõe no comportamento da figura materna.

“A ideia do tema para realizar essa roda de conversa nasceu a partir de falas de mulheres que são mães e carregam culpa em suas maternidades. Devido às exigências e imposições sociais, de familiares e do próprio marido ou pai da criança, a mulher é sempre responsabilizada pelo filho e tudo o que o envolve. Com a chegada do dia das mães, foi possível unir o tema com o dia comemorativo”, esclare Cobas.

De acordo com Manuela, a roda de conversa tem também o intuito de mostrar que as mães podem exercer a maternidade com liberdade, sem culpa, ou ao menos com menos culpa.

“Pretendo saber das mães o que é maternar para elas, quando se sentem culpadas nessa posição. Vamos escutar como elas lidam com isso, e frisar a importância da rede de apoio nesse momento, para que a mãe possa também ter seu momento como mulher, esposa, filha e amiga. Queremos revelar a essas mulheres, que é possível maternar sem culpa, ou ao menos com menos culpa. Elas podem ser mulheres mais leves, que não se resumem apenas à maternidade” finaliza a psicóloga.

O evento acontecerá a partir das 9h desta terça (9) de forma gratuita.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados