Dia Mundial do Silêncio alerta sobre os impactos negativos do excesso de barulhos

Segundo psicólogo, praticar o silêncio pode ser sinônimo de autocuidado e bem-estar

A preocupação com a poluição sonora e seus danos à saúde física e à saúde mental são temas de atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS), que elegeu 7 de maio como o Dia Mundial do Silêncio. O principal objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre os males que o excesso de ruídos pode acarretar. Sendo assim, o Dia Mundial do Silêncio convida todos a fazerem uma pausa em algum momento do dia e desfrutarem do silêncio.

O psicólogo e coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário UniFG, Weslley Valadares pontua que o excesso de barulho, especialmente se for constante e de longa duração, pode levar a um aumento do estresse e da ansiedade, o que afeta negativamente na capacidade das pessoas relaxarem, dormirem e realizarem tarefas diárias.

Distúrbios do sono, dificuldades de concentração e comunicação, além dos problemas de saúde física como perda auditiva, zumbido nos ouvidos e pressão alta então entre as principais consequências da poluição sonora para os seres humanos.

“Em resumo, o excesso de barulho pode ter um impacto negativo na nossa saúde mental e física, bem como na nossa qualidade de vida em geral. É importante tentar reduzir os ruídos sempre que possível e tomar medidas para proteger nossos ouvidos e nossa saúde”, pontua o professor.

Como aliviar o estresse causado pela poluição sonora?

O professor Weslley separou algumas estratégias que podem ajudar a aliviar o estresse gerado pelo excesso de barulho:

Utilize protetores auriculares: O uso de protetores auriculares pode ajudar a reduzir o ruído ao seu redor e proteger os ouvidos. Existem diversos tipos de protetores auriculares disponíveis, desde os mais simples até os mais sofisticados, com cancelamento de ruído ativo.

Crie um ambiente tranquilo: Crie um ambiente tranquilo em sua casa ou local de trabalho, com menos barulho possível. Isso pode incluir o uso de tapetes ou cortinas grossas, o isolamento acústico de portas e janelas e a escolha de eletrodomésticos mais silenciosos.

Pratique técnicas de relaxamento: Técnicas de relaxamento ou exercícios de respiração podem ajudar a reduzir o estresse causado pelo ruído. Reserve alguns minutos por dia para praticar essas técnicas e sinta os efeitos positivos no seu bem-estar.

Use fones de ouvido com música relaxante: Ouvir música relaxante com fones de ouvido pode ajudar a distrair sua mente dos sons ao seu redor e criar uma atmosfera mais tranquila.

Contudo, o psicólogo ressalta que é importante buscar ajuda profissional caso o ruído em excesso esteja afetando seriamente a saúde mental e qualidade de vida. “Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade causados pelo ruído”, aconselha.

Benefícios do silêncio

De acordo com o psicólogo, além da redução do estresse, melhora da concentração e qualidade do sono, o silêncio pode estimular a criatividade e a reflexão, permitindo que ideias novas surjam.

Como colocar em prática o “silêncio”?

O professor da UniFG acredita que a prática do silêncio pode começar a partir de ações simples e aos poucos se tornar um hábito. As pessoas podem encontrar um lugar tranquilo, como um parque, uma biblioteca ou um quarto silencioso, onde consigam se concentrar no silêncio; desconectar, quando possível, de aparelhos eletrônicos, como telefones celulares e computadores; ou mesmo praticar atividades relaxantes, a exemplo de meditação, ioga ou caminhadas na natureza, que podem ajudar a criar um ambiente de silêncio e paz.

“Lembre-se de que o silêncio não significa necessariamente ausência de som, mas sim uma redução do ruído e das distrações. Cada pessoa é única, então encontre as técnicas que funcionam melhor para você e inclua o silêncio em sua rotina diária para cuidar da sua saúde mental”, conclui Valadares. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados