Levantamento com 100 mil turistas aponta preferências de viagens

Viagens em família e destinos com opções de lazer também são apontados como tendência em 2023

Um levantamento realizado pela primeira vez dentro do maior banco de dados de turismo no Brasil, mantido pela pioneira em assinatura de viagens RDC Viagens, que há 30 anos promove aos brasileiros o hábito de vivenciar experiências únicas em lugares inesquecíveis, avaliou com 100 mil viajantes as principais mudanças dos hábitos de turismo no País.

De acordo com a pesquisa, apesar de nos últimos anos as viagens para o Nordeste serem o carro chefe da assinatura de viagens, por sempre ser um destino que garante bons momentos aos turistas, com sol, praia, e diversas opções em lazer e hospedagens, nos últimos anos, houve queda nas reservas, com crescimento para viagens no Sudeste.

Mudança de destino

Marcio Monti, diretor de Revenue & Supply da empresa, comenta sobre essa mudança de comportamento. “Observamos uma movimentação em relação aos destinos mais procurados, como Rio de Janeiro, Porto Seguro e Fortaleza. De forma geral, dos 50 destinos mais procurados, 28 tiveram, nos primeiros meses de 2023, demanda abaixo de 2022. Por exemplo, houve uma queda de 27% nas reservas para Fortaleza em relação ao ano passado, e um aumento de 83% para o destino Olímpia, em que o foco são os parques aquáticos e atrações nas águas termais, conta.

Outro dado interessante que o levantamento traz é a faixa etária mais ativa em viagens atualmente na base de assinantes. “56% dos nossos Assinantes têm entre 40 e 60 anos e são o público que mais viaja em família. Porém temos registrado que as exigências em relação à hospedagem vêm se equilibrando entre hotéis de hospedagem completa, tipo resort all inclusive, onde o hotel precisa oferecer opções de lazer para toda a família, e aqueles em que o mais importante é a localização, quando o hotel precisa estar perto de atrações, ou seja, a diversão real está fora dos limites do hotel”, explica.

Novo comportamento

As informações obtidas pela plataforma de assinatura de viagens convergem com a pesquisa de tendências de 2023 “Culture Rising”, realizada pela Meta, controladora do Facebook e outros produtos relacionados como Instagram e WhatsApp, segundo o qual as pessoas estão vivendo mais e isso as tem levado a considerar a idade entre os 40 e 60 anos como uma nova adolescência. Essa nova forma de ver a vida se reflete, também, no turismo e na forma de consumi-lo, aponta o levantamento realizado pela RDC Viagens.

Para Monti, a sociedade está mudando e os indivíduos estão se agrupando de forma diferente. “As pessoas estão se identificando por afinidades, construindo identidades coletivas e, portanto, exigindo múltiplos olhares para a mesma atividade”, finaliza.

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