Atividade física ajuda no tratamento da fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta por várias partes do corpo, caracterizada por uma dor crônica. Atinge, principalmente, os tendões e as articulações. A doença está relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e mecanismos de supressão da dor. Em 90% dos casos, ela atinge mulheres. É uma doença que não tem cura e tem difícil diagnóstico, uma vez que não há um exame específico. A fibromialgia causa uma sensibilidade muito maior à dor. A portadora sente dores em machucados considerados comuns na musculatura, além de outros sintomas como fadiga, falta de disposição, dores de cabeça, dores ao urinar, alterações do sono e distúrbios psicológicos. De causa desconhecida, pesquisadores associam a doença aos baixos níveis de serotonina, assim como desequilíbrios emocionais, tensão e estresse. A estratégia de tratamento da fibromialgia inclui o uso de medicamentos, acompanhamento psicológico, massagens, acupuntura e a prática de exercícios físicos.

O exercício é como um medicamento que previne diversas condições e até melhora nossa saúde. Se a pessoa tem fibromialgia, apenas mover seu corpo pode ser um grande trabalho. Mas fazer atividade física é possível e muito indicado nesses casos. “Para quem tem essa dor crônica, os exercícios de baixa intensidade ajudam não apenas no fortalecimento, mas também na liberação de hormônios de prazer que, consequentemente, também equilibram e diminuem a dor”, explica Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.

Um estudo do Centro Cochrane analisou 839 pacientes, sendo a maioria mulheres (61%), que não praticavam nenhum tipo de exercício físico. Com foco no exercício aeróbico, os pesquisadores monitoraram o grupo por cerca de 24 semanas e constataram que se exercitar tem impacto significativo na redução da dor. O estudo foi publicado em 2017. “Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corridinhas, ciclismo, dança e hidroginástica incentivam a liberação de substâncias naturais do corpo que promovem a sensação de bem-estar. A prática de atividades físicas libera a endorfina, por exemplo, um anestésico natural”, acrescenta o especialista.

Movimentar o corpo reduz a dor e ainda melhora o sono. Os exercícios fazem com que as fibras nervosas, antes envolvidas na sensação de dor, sejam direcionadas para outras funções, como equilíbrio e tato. Os exercícios físicos são uma ponta da estratégia terapêutica para amenizar os sintomas da fibromialgia. Acompanhamento médico é fundamental para o sucesso do tratamento. Mas só a administração de medicamentos não é suficiente. A abordagem para o tratamento deve ser multidisciplinar e constante. Por isso, é recomendado que o paciente comece a praticar exercícios de forma gradual e sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física. Foto: Hector Santos /Prefeitura do Rio de Janeiro.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados