SEC promove saúde socioemocional de estudantes com psicólogos e equipe multidisciplinar

Com o objetivo de promover o bem-estar físico e emocional dos educadores, servidores e estudantes, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, desde 2015, uma ampla programação nas escolas com uma equipe multidisciplinar, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP). De janeiro a março já foram realizadas 848 oficinas, envolvendo escutas, rodas de conversas e dinâmicas, em 355 unidades escolares de 164 municípios, tendo alcançado 24.042 participantes.

Só para esta semana estão programadas mais 81 oficinas em unidades escolares da capital e do interior. Dentre as unidades que já realizaram o atendimento estão o Colégio Estadual Bento Gonçalves, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador; o Colégio Polivalente de Paulo Afonso; e o Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Nova Itarana. Algumas dessas oficinas direcionadas aos estudantes incluem a participação das suas famílias.

Dentre os temas que são abordados nas oficinas estão saúde mental no contexto escolar; como lidar com alunos que necessitam de cuidados especiais; saúde mental e física; gravidez na adolescência e relacionamento abusivo; autocuidado; habilidades socioemocionais; autocuidado com foco na área vocacional; estratégias de cuidado para a saúde mental; e projetos de vida no contexto escolar. O trabalho também inclui um direcionamento aos gestores, professores e servidores sobre como lidar com casos de crise de ansiedade, no ambiente escolar.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Maria do Rosário Muricy, fala sobre a importância da iniciativa. “A sociedade tem vivenciado, nos últimos anos, grandes transformações, impactando direta ou indiretamente todos os setores, inclusive o da Educação. As ações do programa da SEC têm sido de grande relevância, pois possibilitam a abertura de espaço para falar, escutar e acolher, no sentido de sensibilizar e trazer conhecimentos e informações para os atores da rede, refletindo positivamente no processo de ensino e aprendizado, bem como na prevenção e combate ao agravamento de adoecimento psíquico emocional, físico e mental”.

Psicóloga do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, Jaqueline Noronha afirma que o trabalho instituído pela SEC reflete no bem-estar de toda a comunidade escolar e acaba se transforma em uma rede de apoio mútuo, com reflexo, inclusive, fora do ambiente escolar. “As nossas ações têm sempre como ponto focal ações de prevenção de patologias psíquica, voltadas para toda a comunidade escolar. Para alunos, as palestras são sempre ligadas a temas como bullyng, as várias formas de preconceitos, autolesão e, principalmente, vem sendo trabalhado as questões emocionais, entendendo que temos uma sociedade adoecida e recebemos nas nossas unidades escolares um recorte dessa sociedade. Daí que estamos intensificando as nossas atividades para este público, junto às suas famílias”.

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, criado há oito anos, conta também com assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. Além do atendimento nas unidades escolares, os educadores contam com atendimentos psicológicos individuais, cujo agendamento é feito pelo e-mail: [email protected], informando a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que estão lotados. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados