Permissionários de mercados municipais são orientados sobre manipulação de alimentos

Os permissionários do Mercado Municipal de Itapuã, localizado próximo à igreja do bairro, participaram, na manhã desta segunda-feira (27), de uma palestra sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com foco nas vendas já para o feriado da Sexta-feira da Paixão, na próxima semana. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem o objetivo de cumprir com as metas estabelecidas pela prefeitura para o fortalecimento das atividades de educação e saúde.

O encontro reuniu 27 permissionários do local, que trabalham com a venda de peixes, mariscos, carnes, mercearia e também outras áreas, a exemplo de estética. Larissa Paiva, chefe da Vigilância Sanitária no Distrito Sanitário de Itapuã, disse que o encontro tem como objetivo capacitar os vendedores para que eles possam oferecer um produto ou serviço com qualidade sanitária e com segurança para o consumidor.

“A partir desta palestra, preparamos os permissionários para que eles possam estar aptos para exercer a atividade, aplicando as boas práticas de higiene, conservação e transporte do produto. As maiores dúvidas são relativas à manipulação e serviço ao cliente. Como aqui é um local que comercializa alimentos típicos da Semana Santa, já fazemos a capacitação para que quando o consumidor venha, eles já estejam habilitados e prontos para atender com qualidade”.

Proprietária de um salão de beleza e de uma bancada de peixaria, Maria Nilce dos Santos, de 55 anos, atua desde o final de 2015 no Mercado Municipal de Itapuã. Segundo a permissionária, a palestra é importante porque a higiene é fundamental. “Principalmente quando a gente fala da mercadoria, a higiene é sempre vista, a banca, as vestes. Eu uso sempre avental, higienizo a bancada da forma correta, pois acho fundamental. A palestra agregou muito para mim, e para outras pessoas também. Tenho noção das práticas, mas conhecimento nunca é demais. Gostei muito, que sirva de exemplo para todos”.

Distritos sanitários – Dono de um restaurante no mercado, Otávio Luiz Souza, de 33 anos, há 20 trabalha no mercado. Pela primeira vez, participou deste tipo de palestra e aprovou o conteúdo abordado. “É bom para nós e para os clientes, porque orienta sobre coisas que a gente não sabe, ou sabe e não faz. Às vezes temos um costume que achamos normal, mas é algo que não é recomendado pela vigilância”.

A ação acontece nos 12 Distritos Sanitários de Salvador (Cabula/Beiru, Cajazeiras, Itapuã, Itapagipe, Liberdade, Barra/Rio Vermelho, São Caetano/Valéria, Centro Histórico, Boca do Rio, Brotas e Pau da Lima). Em algumas localidades, os agentes da Visa promovem a entrega de material educativo, a exemplo de panfletos. Em outras, as palestras são agendadas, como já ocorreu na Faculdade Santa Casa, para comerciantes do Centro Histórico, e no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha). (Ana Virgínia Vilalva/Secom) Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados