Vina Calmon receberá o Prêmio Mulher Notável na Câmara de Salvador

A segunda edição do Prêmio Mulher Notável, idealizado pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), ocorre no próximo dia 31, a partir das 17h, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador. A honraria homenageia mulheres de destaque em suas respectivas áreas profissionais e que tenham contribuído para o empoderamento feminino e para a luta contra o machismo. Uma das premiadas deste ano será a cantora Vina Calmon, da banda Cheiro de Amor. Artista desde a adolescência, Vina nasceu em Pernambuco e se mudou com a família ainda criança para Sobradinho, na Bahia.

A lista de premiadas inclui ainda as cantoras Mari Antunes e Juliana Ribeiro, e a diretora executiva do jornal Correio, Renata Correia. As demais homenageadas serão divulgadas em breve.

Para Ireuda, o prêmio é uma maneira de estimular a sororidade e valorizar as conquistas das mulheres, que muitas vezes são apagadas pela cultura machista. “Temos que valorizar as conquistas umas das outras, sermos aliadas e nos ajudarmos. Nunca permitir que o machismo que emana da sociedade nos divida e nos torne rivais”, afirma.

A republicana diz ainda que, quanto mais as mulheres são reconhecidas e valorizadas, mais o machismo perde força. “O empoderamento feminino é o caminho para um futuro sem desigualdade, sem violência contra a mulher, sem a chaga do feminicídio. Cansamos do menosprezo social, de termos nossa dignidade e integridade surrupiadas como se fôssemos criaturas relegadas à servidão e sem a possibilidade de autonomia. Portanto, o Prêmio Mulher Notável também é um grito contra o machismo”, pontua.

Em 2022, foram premiados nomes como Licia Fabio (Produtora), Ana Paula Matos (vice-prefeita) e Tereza Raquel (Major da PM). Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados