Cantora e historiadora Juliana Ribeiro receberá Prêmio Mulher Notável na Câmara de Salvador

A segunda edição do Prêmio Mulher Notável, idealizado e conduzido pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), ocorre no próximo dia 31, a partir das 17h, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador. A honraria homenageia mulheres de destaque em suas respectivas áreas profissionais e na luta contra o machismo e pelo empoderamento feminino. A lista de premiadas deste ano inclui grandes nomes da cena musical, como Juliana Ribeiro.

Juliana é uma artista expoente do cenário nacional. Cantora, compositora, historiadora, mestre em cultura e sociedade, ela canta as matrizes do samba através da própria arte. A carreira solo, iniciada em 2007, é marcada por apresentações em grandes palcos: Teatro Castro Alves, Concha Acústica, Teatro SESC , SESI, Gamboa Nova, Livraria Cultura – Eva Herz, Teatro IRDEB, Parque da Cidade, Largos e Praças do Pelourinho, Música no Porto, dentre outros.

A lista de premiadas deste ano também inclui Mari Antunes, vocalista do Babado Novo, e a jornalista e apresentadora Jéssica Smetak.

Para Ireuda, o prêmio é uma maneira de estimular a sororidade e valorizar as conquistas das mulheres, que muitas vezes são apagadas pela cultura machista. “Temos que valorizar as conquistas umas das outras, sermos aliadas e nos ajudarmos. Nunca permitir que o machismo que imana da sociedade nos divida e nos torne rivais”, afirma.

A republicana diz ainda que, quanto mais as mulheres são reconhecidas e valorizadas, mais o machismo perde força. “O empoderamento feminino é o caminho para um futuro sem desigualdade, sem violência contra a mulher, sem a chaga do feminicídio. Cansamos do menosprezo social, de termos nossa dignidade e integridade surrupiadas como se fôssemos criaturas relegadas à servidão e sem a possibilidade de autonomia. Portanto, o Prêmio Mulher Notável também é um grito contra o machismo”, pontua.

Em 2022, foram premiados nomes como Licia Fabio (Produtora), Ana Paula Matos (vice-prefeita) e Tereza Raquel (Major da PM).

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados