Funceb divulga programação da Sala de Cinema Walter da Silveira até 16 de março; confira

A Sala de Cinema Walter da Silveira, gerida pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, está com programação gratuita voltada para o mês da mulher. De 8 a 16 de março estarão em exibição os filmes Café com Canela, Sementes: Mulheres Pretas no Poder e Diários de Classe.

Café com Canela, filme de Glenda Nicácio de Ary Rosa, de 2017, conta a história de duas mulheres: Margarida e Violeta. Margarida vive isolada da sociedade desde que perdeu o filho até Viola bater à sua porta e devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante para ela na juventude.

Em Diários de Classe, de Maria Carolina e Igor de Souza, é acompanhado o cotidiano de três mulheres (uma jovem trans, uma mãe encarcerada e uma empregada doméstica) que, embora trilhem caminhos distintos, suas trajetórias coincidem nos preconceitos e injustiças sofridos cotidianamente.

Já em Sementes: Mulheres Pretas no Poder, Ethel Oliveira e Júlia Mariano destacam que as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político produzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados. O documentário acompanha essas mulheres em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil, transformando o luto em luta.

A programação a única Sala de Cinema gratuita do estado ainda conta com o Cine Inclusão, com exibição de filmes com audiodescrição. Nesta programação a sessão acontecerá em 11 de março (sábado), às 10h, com a exibição de Diários de Classe.

Ainda no sábado, haverá a tradicional exibição do Cine Horror, que em celebração ao Dia Internacional da Mulher, trará duas produções cult dos anos 1980: o slasher “O Massacre” (The Slumber Party Massacre), filme dirigido por Amy Holden Jones, que co-escreveu o roteiro ao lado de Rita Mae Brown; e “Criaturas das Profundezas” (Humanoids #OOPS# the Deep), dirigido por Barbara Peeters, uma das mulheres pioneiras do cinema exploitation. A exibição de “Diretoras do Cinema B” integra as atividades do VIII Cine Horror.

Confira a programação completa da Sala de Cinema Walter da Silveira abaixo:

12 de Março (domingo)

SESSÃO MATINÊ (Especial para Mulheres)
10h30 – Café com Canela
Direção: Glenda Nicácio e Ary Rosa
Duração: 1h45
Encerramento da Sessão: 12h15

14h – Diários de Classe
Direção: Maria Carolina e Igor Souza
Duração: 1h13
Encerramento da Sessão: 15h15
Intervalo: 30min

15h45 – Sementes: Mulheres Pretas no Poder
Direção: Ethel Oliveira e Júlia Mariano
Duração: 1h40
Encerramento da Sessão: 17h25
Fechamento da Sala:17h40

14 de Março (terça-feira)

14h30 – Sementes: Mulheres Pretas no Poder
Direção: Ethel Oliveira e Júlia Mariano
Duração: 1h40
Encerramento da Sessão: 16h15
Intervalo: 30min

16h45 – Diários de Classe
Direção: Maria Carolina e Igor Souza
Duração: 1h13
Encerramento da Sessão: 18h
Intervalo: 30min

18h30 – Café com Canela
Direção: Glenda Nicácio e Ary Rosa
Duração: 1h45
Encerramento da Sessão: 19h40
Fechamento da Sala: 20h

15 de Março (quarta-feira)

14h30 – Diários de Classe
Direção: Maria Carolina e Igor Souza
Duração: 1h13
Encerramento da Sessão: 15h45

16h20 – Sementes: Mulheres Pretas no Poder
Direção: Ethel Oliveira e Júlia Mariano
Duração: 1h40
Encerramento da Sessão: 18h

16 de Março (quinta-feira)

16h30 – Sementes: Mulheres Pretas no Poder
Direção: Ethel Oliveira e Júlia Mariano
Duração: 1h40
Encerramento da Sessão: 18h10
Intervalo: 20min

18h30 – Diários de Classe
Direção: Maria Carolina e Igor Souza
Duração: 1h13
Encerramento da Sessão: 19h40
Fechamento da Sala: 20h

Confira as sinopses:

Diários de Classe
Diários de Classe” acompanha o cotidiano de três mulheres – uma jovem trans, uma mãe encarcerada e uma empregada doméstica –, estudantes de centros de alfabetização para adultos em Salvador. Embora trilhem caminhos distintos, suas trajetórias coincidem nos preconceitos e injustiças sofridos cotidianamente. O documentário em estilo direto aposta no recorte espacial da sala de aula a fim de se aprofundar no dia a dia dessas personagens, revelando suas tentativas diárias de contornar o apagamento sistemático de suas existências.

Sementes: Mulheres Pretas no Poder
Em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados. No Rio de Janeiro, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Jaqueline de Jesus, Tainá de Paula e Talíria Petrone se candidataram aos cargos de deputada estadual ou federal. O documentário acompanha essas mulheres, em suas campanhas, mostrando que é possível uma nova forma de se fazer política no Brasil, transformando o luto em luta.

Café com Canela
Após perder o filho, Margarida vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próximas, até Violeta bater na sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante para ela na juventude.

O Massacre
Festa do pijama de um estudante do ensino médio torna-se aterrorizante como um paciente mental de fuga com uma broca que decide bater a noite.

Criaturas das Profundezas
Em uma cidade pesqueira, que já não tem mais o mesmo potencial de pesca, uma indústria pesqueira se prepara para inaugurar sua fábrica de conservas no local prometendo melhores rendimentos e com uma cientista que utilizará uma fórmula para aumentar o tamanho e melhorar a vida dos peixes. Tudo vai indo bem, até que do fundo do mar, aparecem os terríveis peixes-humanos das profundezas. Foto: Reprodução

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados