Fida ressalta reconhecimento internacional ao Pró-Semiárido na abertura da missão de apoio

Teve início, nesta segunda-feira (27/02), a missão de apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) ao projeto do Governo do Estado, Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A agenda de reuniões, que acontece na capital baiana, tem o objetivo de alinhar ações nas áreas produtiva, social, gênero, comunicação, monitoramento e avaliação, aquisições e financeira, no sentido de fortalecer as implementações e atividades do Projeto junto às mais de 75 mil famílias atendidas.

O Oficial de Programas do Fida no Brasil, Hardi Vieira, ressaltou a boa colocação do Pró-Semiárido no ranking de 160 Projetos cofinanciados pelo Banco no mundo, ocupando o segundo lugar. “Hoje, o Pró-Semiárido tem contratos com uma rede de assistência técnica de várias entidades de campo, isso deu um salto histórico porque aí você cria uma base para estas famílias e comunidades antes do investimento produtivo. E não só trabalhar o cultivo, mas outras dimensões que estão relacionadas à produção: juventude, gênero, questões ambientais. Isso foi um grande diferencial do Pró-Semiárido. Essa diversidade de experiências mostra a maturidade do Projeto”.

A abertura do evento contou com a presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro. Ele enfatizou que acabar com a fome é prioridade do Governo do Estado e que, portanto, o foco é continuar unindo esforços para que ações de fomento à segurança alimentar e acesso à renda, como as executadas pelo Pró-Semiárido, cheguem a quem mais precisa.

“Quando o Pró-Semiárido foi posto na mesa tinha a missão de chegar aos mais vulneráveis e o Projeto foi atrás dessas pessoas nas comunidades rurais e, hoje, depois de oito anos, a gente vê resultados efetivos, pois o Projeto deu oportunidade para que as pessoas saíssem da vulnerabilidade. As ações do Pró-Semiárido foram estruturantes para diminuir as desigualdades e botar alimento nas mesas”, afirmou Jeandro.

A missão de apoio será encerrada na próxima sexta-feira, (03/02), com a assinatura do memorando, documento que contempla acordos e encaminhamentos feitos entre o Estado e o Fida. O Pró-Semiárido é um projeto do Governo da Bahia executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinanciamento do Fida. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados