Mudança do Garcia reforça importância da democracia em passagem pelo Campo Grande

Os bloquinhos que compõem a Mudança do Garcia já começam a passar, na tarde desta segunda-feira (20), pela passarela Nelson Maleiro, no circuito Osmar (Campo Grande). Esse é o retorno do tradicional evento ao Carnaval de Salvador após dois anos sem a folia. O evento, além da alegria característica dos foliões, é marcado todos os anos por protestos que propõem a reflexão política e social do país, arrastando centenas de participantes.

Neste ano, a Mudança do Garcia trouxe a palavra ‘Democracia’ como destaque quase que onipresente entre os blocos, além de homenagear Osmar Macedo, um dos criadores do trio elétrico, que completaria seu centenário neste ano.

Conhecido por ser espontâneo, o movimento também contou com diversos cartazes e faixas com reivindicações para melhoria de diversas áreas, a exemplo da educação. Mas, como não pode faltar animação, a Mudança veio embalada por diversos grupos e artistas de samba, percussão, pagode e outros ritmos.

Apaixonada pela Mudança do Garcia, Gildete Brasil, 70 anos, participa há quatro décadas do movimento. Moradora de Massaranduba, ela contou que a Mudança é a atração do seu coração. “Eu acho uma boa porque a Mudança propõe que todos possam trazer suas reclamações. E elas são justas. Por que não dar visibilidade? Dá para se divertir e protestar com respeito sempre fazendo a nossa parte. É um espaço democrático para o povo”, reforçou.

Moradora de Brotas, Érica Santos aproveitou para reunir a família e os amigos na festa. Ela afirmou que participa do movimento há oito anos e que o desfile da Mudança do Garcia é o espaço mais democrático da folia. “Meu protesto este ano é pela paz. Espero que todos possam brincar no Carnaval em segurança e com respeito, sem medo”, contou.

Amanhã tem mais – O último dia de Carnaval (21) no circuito Osmar promete. Quem abre a programação do dia com toda a irreverência que o povo baiano tem são as bandas Samba do Pretinho e Vamos Nessa. Depois o público vai poder conferir MR Galiza, Olodum, Mudei de Nome, Durval Lellys, Saulo, Psirico e muito mais.

A folia também continua no circuito Dodô (Barra/Ondina) com Ivan Huol, Juan e Ravena, Bell Marques, Alice Morais, Babado Novo, Bailinho de Quinta, Luiz Caldas e mais 18 grandes atrações. Foto: Alfredo Filho / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados