Ireuda Silva ressalta mobilização de foliões contra assédio sexual e pede: ‘Se você for vítima, denuncie. Se for testemunha, ajude’

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), conduziu mais uma ação da campanha “Meu corpo não é sua fantasia” nos circuitos do Carnaval de Salvador. Criado em 2019, o projeto tem o objetivo de alertar para o assédio sexual durante a festa.

Neste sábado (18), a republicana destacou o apoio que os foliões têm demonstrado à campanha. “Fiquei muito contente ao constatar que os participantes da festa demonstraram um nível maior de consciência sobre essa questão em relação a 2019. Isso só aconteceu porque houve, ao longo dos últimos anos, uma ampliação do debate sobre o tema, disseminando informação e ajudando as pessoas a adquirem uma postura crítica frente a tantos casos de abuso e importunação sexual que acontecem cotidianamente”, avalia Ireuda.

A vereadora ressalta que, além da denúncia, é importante combater certas ideias que tentam transferir a culpa do assédio para a vítima. “Concepção machista que fere a liberdade da mulher de vestir a roupa que quiser. Durante o Carnaval, principalmente, todas as mulheres estão vulneráveis à violência sexual, independentemente de estar usando roupa curta ou longa. E mesmo que a roupa seja curta, a mulher tem todo o direito de vestir o que quiser, e isso não significa uma abertura para ela ter o corpo violentado”, pontua.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um homem investigado por abuso sexual foi preso no circuito. “Na quinta-feira, foi registrado um caso de estupro em um banheiro químico, e o caso só se tornou público e chegou ao conhecimento das autoridades porque a denúncia foi feita. Portanto, reforço sempre que, se você for vítima, denuncie. Se foi testemunha de algum caso de assédio, se percebeu algo estranho, ajude, se intrometa mesmo. Você poderá ajudar a evitar a ocorrência de um crime grave ou terá a chance de exercer um ato de cidadania e humanidade ao amparar uma vítima”, acrescenta Ireuda.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados