Ireuda estimula que mulheres denunciem casos de assédio e violência sexual no Carnaval: ‘Precisamos lutar contra a impunidade’

Idealizadora da campanha “Meu corpo não é sua fantasia”, a vereadora de Salvador, Ireuda Silva (Republicanos), encorajou as mulheres a denunciarem eventuais atos de assédio e violência sexual durante o Carnaval. Para a republicana, procurar uma delegacia da mulher ou até mesmo módulos policiais nos circuitos ajuda não apenas reduzir a impunidade como a intensificar a atuação das forças de segurança no combate a esse tipo de crime.

“Muitas pessoas ainda não procuram ajuda ou desestimulam a denúncia porque vários tipos de assédio se tornaram normalizados em nossa cultura, principalmente em ocasiões festivas como o Carnaval. No entanto, precisamos entender que o assédio e a violência sexual causam danos irreparáveis, sejam eles físicos, psicológicos ou morais, e podem até matar”, diz Ireuda.

“Nesse sentido, o assédio não pode ser naturalizado, e a primeira atitude da vítima deve ser procurar ajuda e denunciar. A denúncia é a única forma de o agressor ser punido. Além disso, é uma maneira de ajudar outras mulheres, evitando que elas passem pela mesma situação. Sob outro aspecto, a mobilização constante contribui para que, aos poucos, um número cada vez maior de pessoas repudiem esse tipo de comportamento que fere os direitos e a dignidade da mulher”, pontua a republicana.

Criada em 2019, a campanha “ Meu corpo não é sua fantasia” percorre os circuitos da folia levando informação e tentando promover a conscientização para um problema que se intensifica a níveis alarmantes em períodos de festas populares. Na Bahia, dados oficiais revelam que uma mulher é agredida a cada 56 minutos. E, segundo a organização internacional ActionAid, 86% das brasileiras já sofreram assédio em público. Outra pesquisa, realizada em 2019, aponta que 97% das mulheres dizem já ter sofrido assédio sexual nos transportes público e privado no país.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados