Câmara dos Deputados: cinco integrantes do Gabinete Compartilhado são estreantes no cargo

Cinco dos sete integrantes do Gabinete Compartilhado versão 2023 estão estreando hoje o primeiro mandato como deputados federais

O Gabinete Compartilhado, iniciativa inédita idealizada em 2018 pelo senador Alessandro Vieira e pelos deputados federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni, terá na versão 2023 cinco estreantes no mandato: os deputados federais Duda Salabert (PDT-MG), Duarte Jr. (PSB-MA), Amom Mandel (Cidadania-AM), Camila Jara (PT-MS) e Pedro Campos (PSB-PE). O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) completam a lista. “É uma alegria fazer parte desse grupo. Vamos trabalhar para apoiar e reforçar a organização da luta do povo, defender de forma inegociável a democracia, priorizar aqueles que mais precisam e defender a nossa soberania nacional”, afirmou o deputado Pedro Campos.

O Gabinete Compartilhado é um espaço colaborativo para que parlamentares de diferentes estados e partidos trabalhem em prol de uma política feita a partir de dados e evidências e em defesa da democracia e das instituições. “Juntos iremos avançar para garantir mais respeito e resultados aos brasileiros. Estamos unidos na luta por um Brasil justo e com mais oportunidades”, destacou o deputado Duarte Jr, que já ocupou o cargo de deputado Estadual, sendo o mais votado da história de São Luís/MA e com a maior produção legislativa da história do Maranhão.

Já tendo passado por diversas configurações diferentes, a equipe do Gabinete Compartilhado atua em projetos específicos definidos e priorizados em conjunto pelos parlamentares, além de trabalhar na articulação e orientação política em alguns estágios do processo legislativo, buscando eficiência e segurança no trabalho, de maneira complementar à atuação individual de cada parlamentar. “As ações são construídas com a participação de todos os parlamentares, em um processo de análise, desenho, revisão e aperfeiçoamento até o produto final, mas não existe a necessidade de consensos definitivos, fechamento de questão ou qualquer outra obrigação nesse sentido, uma vez que os mandatos são individuais e independentes”, explica o senador Alessandro Vieira.

As principais pautas defendidas pelo grupo serão nas áreas de equidade, direitos humanos e segurança pública, desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e democracia e desigualdade. “Os últimos anos foram bastante desafiadores, inclusive aqui dentro do Congresso, e o Congresso virou um bastião de muitas coisas, principalmente de como resistir a grandes retrocessos e avançar em áreas que tinham um vácuo, como era o caso da Educação”, comentou a deputada Tabata Amaral.

Para Amom Mandel, a expectativa é de que a pauta ambiental ganhe força, especialmente para a região Norte, com o mercado de crédito de carbono. “Tenho como principais pautas a questão ambiental, principalmente agora com a ambientação do mercado de crédito de carbono no Brasil, e também a questão das mudanças climáticas. Também carrego a questão da fiscalização, os 17 ODS como um todo e a questão da eficiência com o dinheiro público. Espero que juntos nós possamos contribuir positivamente para essas e outras questões importantes pro nosso País”, declarou.

Biografias

Alessandro Vieira (PSDB-SE)

Delegado da Polícia Civil em Sergipe há 20 anos. Em 2018, foi eleito senador com 474.449 votos, sendo o mais votado no estado em uma eleição ao Senado. Foi relator do Auxílio Emergencial e teve atuação de destaque na CPI da Covid. Pauta seu mandato em valores como eficiência, transparência e economia.

Principais Bandeiras: Combate à Corrupção, Eficiência Pública, Educação.

Amom Mandel (Cidadania-AM)

Em 2020, aos 19 anos, foi eleito o vereador mais jovem da história de Manaus. Em 2022, foi eleito deputado federal, sendo ao mesmo tempo o mais votado e o mais jovem na história do Amazonas, e tendo ainda a maior votação proporcional do Brasil nas eleições gerais de 2022, com 14,5% dos votos do Amazonas.

Principais Bandeiras: Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Combate à Desigualdade, Combate à Corrupção e Eficiência Pública.

Camila Jara (PT-MS)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), foi a vereadora mais votada e a única mulher na Câmara Municipal de Campo Grande em 2018. Eleita deputada Federal com 56.549 votos.

Principais Bandeiras: Direito das Mulheres, Combate à Desigualdade, Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Duarte Jr. (PSB-MA)

Deputado federal mais votado de São Luís, professor e advogado, doutor em Direito Constitucional e mestre em Políticas Públicas pela UFMA. Foi presidente do Procon/MA, foi candidato à prefeitura de São Luís em 2020 com 44% dos votos no segundo turno e o deputado Estadual mais votado da história de São Luís/MA, com maior produção legislativa da história do Maranhão.

Principais Bandeiras: Educação, Direito do Consumidor, Inclusão da Pessoa com Deficiência, Causa Animal, Transparência e Geração de Empregos.

Duda Salabert (PDT-MG)

Mãe e professora de literatura. Em 2018, foi a 1ª transexual a disputar o cargo de senadora, terminando a eleição como a 4ª mulher mais votada da história de MG. Em 2020, foi eleita a

vereadora mais votada da história de BH. Em 2022, tornou-se a deputada Federal mais votada da história de MG.

Principais Bandeiras: Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Cultura e Esporte, Mobilidade e Acessibilidade, Saúde, LGBTQIA+ e Garantia de Renda

Pedro Campos (PSB-PE)

Engenheiro civil formado pela UFPE e empregado público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Foi eleito deputado Federal com 172.526 votos.

Principais Bandeiras: Educação, Desenvolvimento Social, Saneamento Básico, Garantia de Renda, Ciência e Inovação.

Tabata Amaral (PSB-SP)

Graduada em Ciência Política e Astrofísica por Harvard. Deputada federal que já no primeiro mandato foi eleita com 264.450 votos. Em 2022, foi a deputada Federal progressista mais votada do Brasil, com 337.866 votos.

Principais Bandeiras: Educação, Meio Ambiente, Mulheres. Saúde Mental, Combate à Corrupção, Combate às Desigualdades. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados