Praças de Itapuã (21) e da Ribeira (22) serão palco do infanto-juvenil Em Busca da Ilha Desconhecida

Apresentações integram o projeto DUO 13 ANOS, que irá circular com cinco espetáculos por Salvador, Chapada Diamantina, Sertão e Sul do Estado

Sonhar. Ato de render-se à ilusão, à imaginação, aos desejos. Pelos caminhos para conquista dos sonhos, persistência e aprendizagem na trajetória. É assim que o Coletivo DUO tem caminhado nos últimos 13 anos, desde a sua fundação em 2010. Neste caminho do sonhar, em 2016, estreou o primeiro espetáculo infanto-juvenil “Em Busca da Ilha Desconhecida”, que traz o conto de dois jovens que desejam encontrar um território nunca habitado.

O espetáculo, que será apresentado dias 21 e 22 de janeiro, nas praças Dorival Caymmi (Itapuã) e Dendezeiros (Ribeira), às 16h, estimula as crianças de todas as idades a perseguirem seus sonhos e resgata referências do imaginário e da musicalidade popular ibérico-nordestinas, notadamente as que se conectam com o mar. Inspirado em “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago, a montagem do DUO tem dramaturgia e encenação de Saulus Castro, que também atua ao lado de Israel Barretto e Marcos Lopes.

“Muito além de trazer para o teatro a obra de um escritor de indiscutível relevância para a história das artes, este projeto traz à tona a construção dos sonhos, de seus alicerces, o que se conecta perfeitamente com a vida de crianças e jovens que estão caminhando seus primeiros passos na relação social. Assim como nós enquanto coletivo artístico. Apesar de todas as dificuldades, continuamos a sonhar no fazer artístico, na importância político-social que levamos através da nossa Arte”, afirma Saulus Castro, que fundou o DUO em 2010 ao lado do ator Jonatan Amorim, não mais integrante.

As apresentações integram as comemorações de 13 anos do Coletivo DUO, que conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura. Além da peça Em Busca da Ilha Desconhecida, o grupo irá circular nos próximos seis meses, de janeiro a junho, com atividades formativas e cinco espetáculos do seu repertório – O Barão da Árvores, Em busca da Ilha Desconhecida, Jonas: dentro do grande peixe, Memórias do Fogo e a mais recente montagem O Caminho dos Mascates.

Circulação

Os três atuantes do espetáculo, ao lado do também integrante Denisson Palumbo – que assina as dramaturgias de O Caminho dos Mascates e Memórias do Fogo, passarão por treze municípios baianos – Salvador, Itabuna, Camacan, Canavieiras, Ilhéus, Rio de Contas, Andaraí, Morro de Chapéu, Lençóis, Ribeira do Pombal, Tucano, Cícero Dantas e Euclides da Cunha.

Dando continuidade a circulação, em Fevereiro será a vez da comédia musical adulta O Caminho dos Mascates que apresentará o Largo da Madragoa (Ribeira), dias 2, 3, 4, 5, e no Largo da Mariquita (Rio Vermelho), nos dias 9, 10, 11 e 12, sempre às 16h. Em Março e Abril será a vez dos espetáculos de palco com montagens adultas Jonas: dentro do grande peixe (Março, dias, local e horário a serem definidos) e Memórias do Fogo (Abril, dias, local e horário a serem definidos).

No interior da Bahia, serão apresentados os infantis O Barão nas Árvores e Em Busca da Ilha Desconhecida, e a circulação se inicia em Maio, de 11 a 14, pela região da Chapada Diamantina – Rio de Contas, Andaraí, Morro de Chapéu e Lençóis. Ainda em Maio, de 25 a 28, o Sul da Bahia recebe o repertório DUO 13 ANOS – Itabuna, Camacan, Canavieiras e Ilhéus. Por fim, em Junho, de 08 a 11, o Sertão – berço inspirador de algumas obras do Coletivo – será palco para os espetáculos – Ribeira do Pombal, Tucano, Cícero Dantas e Euclides da Cunha.

Além dos espetáculos, o Coletivo DUO realizará atividades formativas por meio de oficinas teatrais, coordenadas e ministradas pelo ator e diretor Antônio Fábio, e da mediação teatral com escolas públicas da Bahia, coordenada por Poliana Bicalho, para aproximar jovens e adolescentes da multilinguagem que forma o grupo – teatro, literatura, poesia, cordel e música

A criação

Quando criado em 2010, o Coletivo se inicia com o objetivo de aprimorar a prática teatral dos seus integrantes e o local de encontro foram salas cedidas pelo Colégio Central da Bahia. Depois da entrada de Saulus Castro na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, o trabalho passa a focar no treinamento/vivência do(a) atuante. Foi quando surgiu a primeira obra, ‘deriva’ (2014 – com Saulus e Uerla Cardoso).

O projeto DUO 13 anos foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro em 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Para maiores informações acessar perfil do Coletivo DUO no Instagram (@coletivoduoteatro).

Serviço

O quê: Coletivo DUO – 13 anos

Quando e onde:

21/01, às 16h – Praça Dorival Caymmi, Itapuã – Em busca da ilha desconhecida

22/01, às 16h – Praça Dendezeiros, Ribeira – Em busca da ilha desconhecida

Fevereiro 2023

Quando e onde:

02 a 05/02, às 16h – Largo da Madragoa, Ribeira – O Caminho dos Mascates

09 a 12/02, às 16h – Largo da Mariquita, Rio Vermelho – O Caminho dos Mascates

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados