É falso que idosa morreu em ginásio da PF onde estão os extremistas

A informação de que uma idosa teria morrido no ginásio para onde os extremistas detidos foram levados é falsa. O fato foi desmentido pela Polícia Federal (PF), na noite dessa segunda-feira (9/1).

“A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia”, esclareceu a PF.

Ao publicar a imagem de uma idosa, extremistas alegam que a suposta vítima teria morrido por falta de água. Após uma breve pesquisa, é possível constatar que a foto usada pelos extremistas é na verdade de um banco de imagens.

“Senhora de 77 anos. Acabou de morrer por falta de água no campo de concentração, dentro do ginásio da PF onde os patriotas foram detidos a mando dos opressores”, escreveu uma bolsonarista nas redes sociais.

Eles ainda se referem ao local como ‘campo de concentração’, referência às construções nazistas que aprisionavam e torturavam cidadãos, em maior parte judeus.

Fotógrafo se manifesta

Depois que a postagem fake ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, o perfil Igor Roth identificou a imagem utilizada na nota de falecimento como uma ação do dia dos avós feito em parceria com o fotógrafo Edu Carvalho e lamentou que seu trabalho tenha sido utilizado para disseminar informações falsas.

“Em 2019, fiz uma campanha para o dia dos avós e hoje acordei com várias fake news de bolsonaristas usando fotos do Edu Carvalho de forma maluca dizendo que a senhora das fotos faleceu! Absurdo”, postou em seu perfil.

O fotógrafo também se manifestou em um story do Instagram: “Por favor, denunciem essa publicação. Estão fazendo uso indevido da a foto da avó da minha esposa, nos ajude denunciando para que seja removida essa imagem”. (EM) Foto: Reprodução/Redes Sociais

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados