Ireuda comemora eleição de primeira mulher para vice-presidência da CMS: “Mais um passo para um futuro mais justo”

A vereadora Ireuda Silva (Republicanos) comemorou que a Câmara Municipal de Salvador (CMS), pela primeira vez na história, terá uma primeira mulher ocupando a vice-presidência. Trata-se da vereadora Cátia Rodrigues, que ajudará o presidente Carlos Muniz a comandar o Legislativo soteropolitano no biênio 2023-2024.

“Parabéns à vereadora Cátia Rodrigues pela conquista, que é uma conquista de todas nós, mulheres. Passamos o ano envolvidas na luta e apontando a desigualdade persistente em espaços estratégicos, nos altos cargos das grandes empresas, dos órgãos públicos, na política… Portanto, quando uma mulher é alçada a uma posição como essa, principalmente quando faz história sendo a primeira, precisamos comemorar e dar o devido valor”, diz Ireuda.

Para se ter uma ideia, o Brasil tem um índice de apenas 9% de participação política feminina e ocupa a 142ª no ranking mundial sobre o tema. As mulheres, por exemplo, ocupam 15% das cadeiras da Câmara e cerca de 12% dos lugares no Senado. “Quando uma mulher ganha destaque em determinado espaço de poder e liderança, isso pode gerar um efeito cascata: além de puxar outras mulheres, estimula muitas de nós a se engajarem, nos fazendo acreditar que é possível estarmos onde quisermos”, pontua Ireuda.

A republicana também acredita que a ascensão feminina, além de representar um avanço social, contribui para tornar a luta contra o machismo mais eficiente. “O machismo estrutural nos exclui e nos faz acreditar que não somos capazes nem aptas para exercer funções de grande impacto social e econômico. No entanto, só precisamos de uma oportunidade para mostrarmos nossa capacidade, nossa força e independência. Pesquisas feitas em diversos países mostram que o nível de eficiência da mulher em qualquer cargo é altíssimo, muitas vezes superior à de homens na mesma função”, acrescenta.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados