Calor intenso aumenta risco de eventos cardiovasculares

Altas temperaturas podem ser perigosas para pessoas com problemas no coração, diabetes e pressão alta

Apesar de o verão ser a estação preferida dos brasileiros, o calor intenso pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular. O perigo é maior para quem já tem doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardíacas, como arritmias e insuficiência.

Segundo a cardiologista Dra. Daniele Salas, todo mundo está sujeito a sofrer um infarto do miocárdio, mas a chance é maior em pessoas com fatores de risco associados.

“Entre essas condições podemos citar diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, aterosclerose, arritmias, insuficiência cardíaca e outras patologias que afetam o coração. Quando o termômetro marcar 32 graus Celsius, é preciso ficar atento aos sintomas e sinais”.

Sangue grosso

O risco de eventos cardiovasculares nos dias mais quentes está relacionado a algumas situações. “Uma delas é que o calor leva à perda de líquidos, já que suamos mais para controlar a temperatura corporal. A desidratação causa a vasoconstrição, ou seja, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos com o objetivo de manter a pressão arterial. Entretanto, esse processo acaba deixando o sangue mais grosso e eleva os batimentos cardíacos”, explica a cardiologista.

Durante um dia de muito calor, em resumo, o corpo trabalha de forma dobrada para manter todas as nossas funções básicas. Esse esforço acelera o ritmo cardíaco, pois o coração precisa compensar esse gasto maior de energia.

De olho na pressão arterial no litoral

Outro problema que pode ocorrer é que no litoral a pressão costuma abaixar devido ao nível da pressão atmosférica, que nas cidades praianas é menor.

“O perigo, nesses casos, é que as pessoas hipertensas tomam medicamentos para controlar e reduzir a pressão arterial. Portanto, para esse público em específico é precisa avaliar junto ao cardiologista quais os riscos e o paciente pode fazer para evitar a hipotensão”, diz Dra. Daniele.

A consulta com o cardiologista, para quem já tem doenças cardiovasculares, deve ser feita antes da pessoa sair de férias para uma avaliação do esquema medicamentoso.

Atenção aos sinais

Infarto
Dor no peito, branco ou maxilar
Tontura
Cansaço
Suor frio
Azia, má digestão, enjoo e vômito
Pressão no peito e falta de ar

Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Fraqueza muscular de um lado do corpo
Perda súbita da visão ou visão dupla ou embaçada
Dificuldade para falar
Tontura
Dor de cabeça
Perda do equilíbrio
Confusão mental
Previna-se

Além de procurar o cardiologista antes de viajar ou sair de férias, é preciso tomar alguns cuidados nas férias de verão
Caprichar na hidratação
Evitar a exposição ao sol, principalmente quando a temperatura estiver acima dos 30 graus Celsius
Usar bonés, chapéus e protetor solar
Evitar esforços físicos intensos durante dias com altas temperaturas
Evitar consumo excessivo de sal e sódio
Investir em alimentos leves, como frutas, saladas, castanhas
Evitar frituras e alimentos gordurosos em geral
Vale reforçar que pacientes com insuficiência cardíaca têm restrições de consumo de líquidos. Portanto, no verão é preciso avaliar junto ao cardiologista uma adaptação para a necessidade maior de hidratação, mas que não coloque em risco o tratamento.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados