Neoenergia Coelba alerta para cuidados com a energia elétrica durante o Réveillon

A preparação para as comemorações do Réveillon já está na reta final e os cuidados com a segurança devem acompanhar esse momento. É comum as pessoas soltarem fogos durante as festas de fim de ano, por isso, a Neoenergia Coelba alerta para os perigos de utilizá-los próximos da rede elétrica. A empresa organizou algumas orientações que irão ajudar a evitar acidentes comuns nesse período.

O primeiro ponto de atenção é no uso de bombas, fogos e rojões. “Eles jamais devem ser acionados na direção ou próximo da rede elétrica. O ideal é utilizá-los o mais distante possível da fiação, de preferência em locais abertos, isolados e distante das pessoas”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Hugo Vidal.

É importante lembrar que todos os itens só podem ser manuseados por adultos, seguindo as orientações de segurança do fabricante estampadas na embalagem, sempre optando por comprar produtos com certificado de garantia e qualidade, em especial atendendo aos requisitos do INMETRO.

Os riscos associados ao uso de fogos de artificio próximos da rede elétrica incluem acidentes que podem prejudicar o fornecimento de energia e até situações fatais. No caso de interrupção da energia, a primeira providência é não se aproximar do local atingindo pelos artifícios, isolar a área e acionar a distribuidora através do 116 para identificação da situação e devidas intervenções. Jamais se aproxime ou toque em fios caídos no chão ou tente retirar objetos da rede. Somente a equipe da Neoenergia Coelba está habilitada para tais procedimentos.

Outras recomendações de segurança no uso de fogos são evitar soltá-los próximos a fachadas de prédios e vegetação densa, além de comprar artefatos que venham com uma base, pois não é recomendável segurá-los diretamente com as mãos.

É necessário, também, redobrar a atenção na hora de decorar a sua casa ou rua. Jamais pendure enfeites em fios ou postes de energia elétrica. O uso de pisca-pisca em áreas externas das residências pode agravar os riscos de acidentes. Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, há mais riscos de choque elétrico e curto-circuito. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica pelo corpo humano. Por isso, certifique-se de que o material comprado é atestado pelo Inmetro, é para uso ao tempo e faça revisão dos fios decorativos e piscas antes da instalação

Casas de veraneio

As celebrações de Réveillon são comuns em locais de veraneio. É preciso ter atenção ao estado da fiação do imóvel, que normalmente fica fechado boa parte do ano e pode não estar com a manutenção em dia. Por isso, a orientação é checar as instalações elétricas do local com a ajuda de um profissional qualificado. Se o imóvel for alugado, é importante buscar informações com o proprietário sobre o estado da fiação da casa e há quanto tempo ela foi erguida – o tempo médio da durabilidade de toda a fiação é de 15 anos, após esse período, o recomendado é contratar um eletricista profissional uma para revisão geral.

O fato de, costumeiramente, compartilhar a casa com outros familiares pode fazer com que a utilização de equipamentos seja maior que a quantidade de tomadas na residência. Nestes casos, o recomendado é não utilizar o benjamim, popularmente chamado de “T”, pois pode causar sobrecarga e gerar um acidente. Nestes casos, o ideal é esperar e utilizar um aparelho por vez na tomada.

Ao chegar na casa, certifique-se de localizar onde fica o disjuntor e confira o estado da fiação e das tomadas. Outra atenção se dá no caso de residências com piscina. Não ligue aparelhos eletrônicos perto da água e não manuseie os equipamentos com o corpo molhado e descalço. “É comum as pessoas saírem da piscina ou do mar e irem direto até a geladeira para pegar bebidas ou comida. O risco de choque é muito grande nessa situação, por isso, mantenha-se sempre calçado e seco, e , principalmente, uma instalação elétrica conforme normas brasileiras”, finaliza Hugo Vidal.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados