Pesquisa aponta que 45% das mulheres acreditam que celulites são mais notadas por outras mulheres que por homens

A pressão estética é uma imposição social que impacta todas as mulheres em diferentes níveis. Em diversas sociedades, padrões voltados ao gênero feminino criam estigmas do que é bonito e do que deve ser buscado para que elas sejam consideradas belas. No Brasil, país com forte cultura baseada no calor do clima tropical, uma das grandes preocupações são com as celulites, que é o acúmulo de gordura que gera “buraquinhos” no corpo. E, embora as mulheres sejam as principais vítimas desse padrão, uma pesquisa mostra que 45% das brasileiras acreditam que as mulheres são as principais ditadoras do corpo sem celulite.

Os dados são da empresa GoldIncision, que realiza procedimentos corretores dessa imperfeição. O resultado mostra, ainda, que apenas 8% das consultadas consideram que os homens são os maiores responsáveis pela imposição. “A imposição que vinha da sociedade virou um padrão imposto por nós mesmas. Os homens nem reparam tanto, mas as mulheres estão sempre olhando para o corpo uma das outras. Vira uma competição de quem tem o corpo mais perfeito, sem celulites”, relata uma das entrevistadas.

A mesma pesquisa aponta, também, que os maiores impactos da celulite na vida das mulheres diz respeito à autoconfiança e à segurança para vestir todo tipo de vestimenta, ambos empatados com 34%. Em sequência, vem a dificuldade de realizar atividades físicas e de lazer, com 17%, e o relacionamento íntimo, com 15%. Em relação ao sentimento causado pelos buraquinhos, 58% das mulheres revelam se sentir constrangidas pela imperfeição, principalmente no verão.

Tais números justificam o sucesso do método da GoldIncision, que atende cerca de três mil mulheres todos os anos. “A maioria dessas mulheres procuram fazer o procedimento pensando na época mais quente do ano. Os meses que antecedem o verão são quando a gente tem a maior procura, já que todas já estão pensando em como aumentar a própria autoestima”, explica o especialista Roberto Chacur.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados