Urologista adverte para o exagero de sal, carnes e álcool nas festividades de fim de ano

O médico Danilo Galante alerta para piora de quadros renais e possíveis pedras nos rins

O grande consumo de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas nas festas de fim de ano, aliado à ingestão excessiva de sal e proteína, podem piorar quadros renais e ainda causar infecções urinárias.

Normalmente, as pessoas costumam exagerar nas carnes “natalinas” como peru e tender, entre outros altamente proteicos, tudo isso acompanhado de bebidas como cervejas, vinhos e espumantes, pode desencadear em problemas renais como cálculos, além de agravar outras doenças pré-existentes nos rins.

“O aumento no consumo de comidas salgadas como as carnes de fim de ano, além do exagero no álcool e o fato de as pessoas não tomarem água, deixa a urina mais concentrada e, consequentemente, pode desenvolver pedra nos rins. E ainda, há quadros renais que podem piorar no fim do ano com o descuido na alimentação”, alertou o médico urologista Dr. Danilo Galante.

Dr. Danilo Galante – Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com especialização em Urologia pela UNESP. Pós-Graduado em Cirurgia Robótica pelo Hospital Oswaldo Cruz – SP. Doutorado em Urologia pela USP, além de Fellow Observer of Johns Hopkins School of Medicine Brady Urological Institute Laparoscopic and Robotic Urologic Surgery. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e Instrutor do ATLS (Advanced Trauma Life Support), atua em áreas diversificadas como Cálculos Urinários; Infertilidade (incluindo Reversão de Vasectomia), Disfunção Sexual e Cirurgia Robótica.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados