Região Nordeste criou mais de 52 mil empresas em setembro, indica Serasa Experian

Em setembro, 52.734 novas empresas foram abertas no Nordeste segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. A Unidade Federativa (UF) que criou mais negócios no período foi a Bahia, com 16.080 empreendimentos criados. Para o economista Luiz Rabi, “a diminuição do desemprego com aumento da oferta de empregos formais, além da criação de postos de trabalho para absorver a demanda das empresas no final do ano, podem ter relação direta com a diminuição do empreendedorismo por necessidade. Essa tendência está sendo observada desde julho deste ano”. Confira no gráfico abaixo o levantamento completo da região:

A análise por unidade federativa (UFs) do nascimento das empresas em setembro mostra que três estados do Sudeste detiveram a maior parte dos novos empreendimentos: São Paulo (94.184), Minas Gerais (33.038) e Rio de Janeiro (25.039). Na análise da menor participação estão Roraima (593), Acre (547) e Amapá (541). Veja no gráfico a seguir todas as regiões:

Análise Nacional

Ainda em setembro, 234.542 novos registros de microeemprendedores individuais (MEIs) foram abertos no Brasil, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Em comparação com o mesmo período de 2021, a queda foi de 8,3%. Para o economista Luiz Rabi, “a diminuição do desemprego com aumento da oferta de empregos formais, além da criação de postos de trabalho para absorver a demanda das empresas no final do ano, podem ter relação direta com a diminuição do empreendedorismo por necessidade. Essa tendência está sendo observada desde julho deste ano”. Confira no gráfico abaixo o levantamento completo por Natureza Jurídica

Na análise geral, foram criados 316.238 novos negócios no país, cuja variação anual também foi de queda (-5,2%). Historicamente, Serviços se destaca com a maior parcela das aberturas e em setembro não foi diferente: 70,1% do total foi para este setor.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados