Epidemia de doença crônica dos rins pode ser controlada com diagnóstico precoce

Iniciativa promove rastreamento gratuito da doença, em Salvador; Saiba como ter acesso

Estima-se que, em 2040, a doença renal crônica seja a quinta maior causa de morte do mundo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), apontando que, atualmente, 7,2% dos indivíduos acima de 30 anos apresentam esse quadro, índice que aumenta para 28% a 46% em pessoas acima de 64 anos.

Buscando mapear o número de casos e o diagnóstico precoce da doença, a AstraZeneca, por meio da Inspirali – vertical de medicina da Ânima Educação – Ecossistema que a UNIFACS integra, está realizando uma Campanha de Rastreamento de Doença Renal Crônica.

A ação pretende testar 180 mil pessoas dos grupos mais propensos a desenvolver a doença – entre indivíduos com mais de 18 anos com diabetes, obesos, hipertensos ou com doenças cardiovasculares e idosos acima de 65 anos. Os testes de urina são gratuitos e realizados por meio da pesquisa de proteinúria. A iniciativa segue até janeiro de 2023.

A Diretora de Aliança Estratégica da Inspirali, Andrea Coscelli, conta que o objetivo desta campanha é promover a prevenção. “A expectativa é que seja possível detectar novos casos de pacientes com problemas renais em estágio inicial. O rastreio precoce contribui com a possibilidade de definir a melhor estratégia de tratamentos e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos indivíduos”.

A identificação e o manejo precoce da doença renal crônica têm o potencial de reduzir substancialmente a morbidade e a mortalidade de DRC e suas complicações relacionadas. “Apoiar o diagnóstico precoce dos pacientes é fundamental para evitar a evolução de várias doenças, entre elas a doença renal crônica”, afirmou a Diretora Médica da AstraZeneca, Marina Belhaus. “Essa parceria com a Inspirali beneficiará muitos brasileiros”, disse a executiva.

Sobre a ação na UNIFACS

A Unifacs, em parceria com a Clínica Santa Clara, realiza a campanha em pontos de grande circulação e em locais fixos na universidade: no Centro Integrado de Saúde (CIS) no Campus Prof. Barros, localizado na avenida Paralela (Térreo da Torre Norte) – de segunda a sexta das 08 às 12h e 13 às 17h; no Campus Tancredo Neves – Terças e Quintas das 08h às 17h e na Clínica Santa Clara (Rua Campinas de Brotas, n15) – segunda das 08h às 17h, terça a sexta das 08h às 12h. A coleta é feita nos locais de atendimento e o resultado é fornecido em até 5 minutos.

Caso seja identificado risco de Doença Renal, a pessoa será encaminhada para ter acompanhamento profissional nos Centros Integrados de Saúde (CIS), que são unidades médicas pertencentes às escolas de Medicina da Inspirali.

Jorgas Marques, também professor do curso de Medicina da UNIFACS, conta que a ação na Bahia deverá despertar sobre a importância do diagnóstico precoce. “Dessa forma, buscamos sensibilizar e alertar a população a respeito das doenças renais que muitas vezes se manifestam de maneira silenciosa, orientando aos que possuam algum quadro de atenção que se dirijam para uma unidade de saúde em busca do tratamento correto, evitando futuras complicações e/ou sequelas”.

Ação no Brasil

Entre setembro deste ano e janeiro de 2023, a Campanha de Rastreamento de Doença Renal Crônica vai acontecer em Salvador e em mais 10 cidades: Belo Horizonte (MG), Camaçari (BA), Cubatão (SP), Natal (RN), Palhoça (SC), Piracicaba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Tubarão (SC) e Vespasiano (MG).

A ação contará com o trabalho dos docentes, estudantes e técnicos de enfermagem das instituições das quais a Inspirali faz gestão. São elas: Anhembi Morumbi (Mooca), São Judas (Cubatão), Unisul (Palhoça e Tubarão), UniBH, Faseh, UNIFACS e UnP.

Serviço

CAMPANHA DE RASTREAMENTO DE DOENÇA RENAL CRÔNICA

Realização: AstaZeneca em parceria com a Inspirali

Quando: até janeiro de 2023

Quem pode participar: qualquer cidadão ou cidadã com hipertensão, diabetes, obesidade, histórico de doença cardiovascular, histórico familiar de DRC (Doença Renal Crônica) ou ter mais de 65 anos.

Locais: Centro integrado de Saúde do Campus Prof. Barros, localizado na avenida Paralela (Térreo da Torre Norte) – de segunda a sexta das 08 às 12h e 13 às 17h; no Campus Tancredo Neves – Terças e Quintas das 08 às 17h e na Clínica Santa Clara (Rua Campinas de Brotas, n15) – segunda das 08 às 17h, terça a sexta de 08 às 12h. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados