Praticar atividade física ajuda a melhorar a qualidade do sono e combate o estresse

Todos já sabem que os exercícios físicos são muito importantes para a saúde, principalmente para os sistemas cardiovascular e cardiorrespiratório. Além disso, o exercício ajuda a melhorar a qualidade do sono, reduz o estresse e alivia os sintomas ligados a transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos para crianças e adolescentes.

Hormônios como a endorfina e a serotonina são liberados ao realizar uma atividade física, e eles trazem uma sensação de bem-estar e melhoram o humor. Praticar treinos curtos pela manhã ou à tarde ajuda a ter melhores noites de sono, pois a atividade auxilia na regulação do relógio biológico. “Outro motivo para as melhorias se dá por conta da elevação da temperatura corporal causada pelos exercícios, que produzem efeitos calmantes na mente, proporcionando não só a redução no estresse, mas também aliviando as preocupações que ocorrem momentos antes de nos deitarmos”, explica Leandro Dias, Coordenador Geral na Rede Alpha Fitness.

É importante lembrar que a qualidade do sono está diretamente ligada ao bem-estar físico e mental, porém as pessoas têm dormido menos. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) mostra que cerca de 70% dos entrevistados afirmaram ter algum problema para dormir. Portanto, quando se estabelece uma rotina regular de exercícios físicos moderados, além de ter aumento da força e potência – e outras funções neuromusculares – obtém-se efeitos metabólicos que são importantes na regulação do sono. “Se a pessoa fizer exercício habitualmente, o organismo cria o estado regulatório fisiológico, ou seja, cria o hábito de se exercitar. E isso não somente melhora a qualidade do sono, mas também a quantidade, ou seja, o tempo total do sono”, finaliza o especialista.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados