Equipes da Bahia garantem os títulos da 1ª Copa Brasil de Dragon Boat, no Dique do Tororó

A 1ª Copa Brasil de Dragon Boat reuniu, em Salvador, capital baiana, 17 equipes masculinas e femininas da modalidade esportiva no último sábado (3). Entre as equipes participantes, a Bahia conseguiu conquistar os títulos nas categorias masculina, feminina e mista da variação do esporte com canoas de até 22 participantes que remam juntos.

A prova foi iniciada com as seletivas no período da manhã, o Dique do Tororó, agitando o local turístico localizado no centro da cidade com cerca de 300 participantes. As cidades de Salvador, Paulo Afonso, São Félix, Ubaitaba, Cairu e Aracaju – capital sergipana, que contou com a única equipe de fora do estado – foram representadas.

Realizadas no período da tarde, as provas finais garantiram a vitória das seguintes equipes por cada uma das três categorias disputadas: feminina – Kaiaulu Va A (1º lugar), Carranca Boat (2º lugar), ASC São Félix (3º); masculina – Carranca Boat, Kaiaulu, ASC São Félix; mista – Carranca Boat, ASC – São Félix, Kaiaulu Va A.

Como parte do evento, também foi realizado o 1º Festival Carranca Boat, com participação de equipes de sobreviventes ao câncer de mama da Bahia (Paulo Afonso) e de Sergipe (Aracaju). No estado baiano, a modalidade ganhou o nome de carranca boat, numa referência às esculturas com forma humana ou animal, produzidas em madeira e usadas, a princípio, na proa das embarcações que navegavam pelo Rio São Francisco.

As equipes femininas, masculinas e mistas da Bahia e a sergipana Mulheres de Peito – Remando com Garra mostraram muita força, determinação e saúde, provando como a modalidade da canoagem tem contribuído para o enfrentamento e superação da autoestima de muitas mulheres mastectomizadas em função do câncer de mama. Além das 40 mulheres que superaram a doença, pessoas com limitações motoras e deficientes visuais participaram da competição.

“Foi um evento belíssimo e de grande importância para as mulheres sobreviventes de câncer de mama, com o objetivo de fortalecer a prática dessa modalidade em toda a Bahia, podendo, assim, resgatar a autoestima de todas estas mulheres”, pontuou Camila Lima, presidente da Federação Baiana de Canoagem (FBC), organizadora do evento, que contou com a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Núcleos baianos

Durante seu pronunciamento, o diretor da Sudesb, Vicente Neto, anunciou que “no próximo mês de janeiro, está previsto o início das aulas dos seis núcleos da modalidade de dragon boat a serem implantados nos municípios de Salvador e Paulo Afonso, ambos com dois núcleos cada, Camamu e São Félix, tendo um núcleo cada”.

Para execução da ação, a Sudesb já firmou parceria com a Federação Baiana de Canoagem, por meio do Termo de Fomento 73/2022, num investimento de R$366 mil para atendimento de 528 pessoas, com duas aulas semanais cada turma. As vagas serão abertas para mulheres adultas, crianças e jovens. O recurso será investido na aquisição de seis novas canoas (duas delas entregues e inauguradas na competição de sábado), além de outros materiais esportivos e contratação de professores.

Já a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, destacou que o evento é parte da programação dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. “As mulheres sofrem, cotidianamente, violências, algumas delas derivadas dos cinco eixos estabelecidos pela Lei Maria da Penha, que define a violência sexual, patrimonial, moral, psicológica e física. Outras violências vão além desses cinco eixos, como a dificuldade de acesso à saúde. Por isso, esse evento reúne saúde, esporte, cultura, ações que elevam a autoestima das mulheres, fundamental para o enfrentamento da violência de gênero. E é importante termos os homens do nosso lado. Não basta tentar não ser machista. É importante se engajar na luta contra o machismo”, disse a gestora.

Além da apresentação dessas mulheres que praticam a modalidade, encerrada com uma emocionante distribuição de rosas para todos os presentes como símbolo de vitória, outras ações ocorreram no estacionamento do Dique do Tororó durante o Festival, cuja programação iniciou na quinta-feira (1º), com a presença da carreta com serviço odontológico, totalizando 225 pessoas atendidas nos três dias de funcionamento (1º a 3). No sábado, houve atendimento na carreta, também disponibilizada pela Secretaria da Saúde (Sesab) e Hospital da Mulher, com realização de 140 mamografias durante todo o dia.

Com o patrocínio da Bahiagás, uma diversificada apresentação cultural marcou o encerramento da programação do dia, com a participação dos grupos Performance de dança e percussão, Cortejo de Tambores (Maracatu Ventos de Ouro, Yayá Muxima e Filhas de Gandhy) e shows das artistas Ayana Amorim, Juliana Ribeiro e Michaella Harrison. Foto: Marina Silva

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados