Alunos da rede municipal são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática

Doze estudantes da Rede Municipal de Salvador estão entre os finalistas da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As alunas Keylla de Sousa Santos e Isamara Conceição Silva, das escolas municipais Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão) e Visconde de Cairu (Brotas), respectivamente, conquistaram medalha de prata na competição. Daniel Bruno Brito da Cruz, aluno da Escola Municipal Sebastião Dias (Daniel Lisboa), é medalhista de bronze. Os demais se classificaram para receber Menção Honrosa.

A cerimônia de Premiação Regional da 16ª edição da Obmep ocorreu nesta quinta-feira (1º), no auditório do Pavilhão de Aulas da Federação I (PAF I) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em razão dos protocolos sanitários para prevenção da Covid 19 e da capacidade do auditório, o evento foi restrito aos alunos que receberam as medalhas de prata e bronze e respectivos professores. Participaram também os classificados com ouro para receber os certificados, as medalhas, no entanto, serão entregues posteriormente em uma cerimônia específica.

Os certificados de Menção Honrosa já foram enviados para as respectivas escolas. A mesa foi composta por Roberto Santana, coordenador Regional de Salvador e Região Metropolitana da Obmep (BA), Evandro Carlos Ferreira Santos, diretor do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Luzinalva Miranda de Amorim, ex-coordenadora da Obmep na Bahia.

“A Obmep é mais que uma prova, é uma forma de gerar um maior interesse dos estudantes pela matemática, de estimular e promover a curiosidade voltada aos estudos dessa área. Nossos alunos, professores e escolas da rede municipal estão de parabéns pelas conquistas”, diz Isabela Silva Cavalcanti, da Coordenadoria de Formação Pedagógica (CFP), que esteve no evento representando o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira.

Realização – Muito feliz e orgulhosa pela conquista da medalha de prata, a aluna Isamara Silva, de 14 anos, contou que foi a primeira vez que participou da Obmep. “Eu acho muito importante participar. É uma oportunidade de melhorar o futuro”, disse.

Para Daniel da Cruz, 15 anos, receber a medalha trouxe o sentimento de realização. É a segunda edição da Olimpíada que ele é medalhista. “Eu me sinto estimulado a estudar cada vez mais e participar das novas edições”, afirmou. Ele e Isamara contaram que “adoram matemática”.

A mãe de Isamara, Maria das Candeias Conceição Silva, e o pai de Daniel, Marcelo Bezerra da Silva, destacaram a dedicação dos filhos aos estudos. “É mérito deles, que se empenharam e tiveram essa conquista tão importante”, disseram. Presente também ao evento, o professor de Matemática Cristiano Fortes Bahia, da Escola Municipal Visconde de Cairu, frisou a importância da Educação no desenvolvimento das pessoas e elogiou a conquista dos alunos.

Menção honrosa – Os estudantes que receberam Menção Honrosa foram: Enzo Gabriel Dantas Lima (Escola Brigadeiro Eduardo Gomes), Nicolas Dantas Andrade (Escola Municipal 2 de Julho), David de Souza Nunes e Marcos Vinicius Freitas Souza, ambos da Escola Municipal Professora Olga Mettig, Anne Kathleen Tosta Silva (Escola Municipal Teodoro Sampaio), Maria Eduarda O. de Almeida Sena (Escola Municipal Visconde de Cairu), A. E. S. S. (Escola Municipal Yves De Roussan), Cauã dos Santos Silva (Escola Municipal Sebastião Dias) e Héder De Jesus Araújo (Imeja). Foto: Enaldo Pinto/Smed

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados