“O Brasil sempre foi racista”, afirma escritor Jeferson Tenório em entrevista exclusiva à Agenda Bonifácio

Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, 20/11, a Agenda Bonifácio apresenta uma entrevista exclusiva com o escritor e professor Jeferson Tenório, autor do livro “O Avesso da Pele”, vencedor do Prêmio Jabuti. Na conversa, Tenório, destaca a importância da cultura antirracista como forma de combate ao racismo. “O Brasil sempre foi racista e sempre teve muita violência, talvez até mais do que hoje. O que está acontecendo é que está sendo filmado, denunciado. Então a gente tem essa sensação de que aumentou. Acho que não. Tem uma reação muito grande a essas práticas racistas e também esse movimento de denúncia, punição e educação. É um momento muito importante”. Na entrevista, Jeferson também destaca a Lei de Cotas, que está oficialmente em vigor há dez anos – ele foi um dos primeiros cotistas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) -, do momento da literatura negra no mercado editorial e o que representa, de fato, o Dia da Consciência Negra.

Prêmio Jabuti

“O Avesso da Pele” apresenta um jovem negro que depois de ter o pai, um professor de literatura, assassinado em uma abordagem policial, refaz os caminhos paternos para resgatar o passado da família. É um texto angustiante e forte, mas extremamente necessário para um país em que estas situações, infelizmente, ainda ocorrem. “É um livro que vai traçando essa radiografia, digamos assim, das questões raciais, educacionais e afetivas da população negra”.

A íntegra da entrevista está disponível no site da Agenda Bonifácio, plataforma que conta também com uma linha do tempo, curiosidades, eventos no de todo território nacional que celebram os 200 anos da Independência do Brasil, além de outras conversas com especialistas e personalidades que ajudaram a contar a história do Brasil. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados