Marta lamenta morte de Gal: “Brasil perde um ícone da cultura e da MPB fundamental para a democracia”

A vereadora Marta Rodrigues (PT) lamentou a morte da cantora baiana Gal Costa, aos 77 anos, nesta quarta-feira (9). Para Marta, o Brasil perde uma das figuras mais icônicas da cultura e da música popular brasileira, que teve relevância sem precedentes na luta feminista, contra a ditadura, pela liberdade de expressão e pela democracia brasileira.

“Gal Costa foi uma diva da cultura no Brasil e no mundo, e sua arte, sua voz ímpar e fenomenal reverberaram também na luta contra o conservadorismo, contra o machismo até hoje, e seu apoio a Lula foi também demonstração de que sua arte é democrática. Gal inspirou gerações e com certeza seu legado, sua voz continuará inspirando”.

A vereadora do PT diz que o papel de Gal Costa como artista foi fundamental, ainda, na construção da democracia brasileira. “O Brasil e o mundo se despede hoje de uma grande artista da contracultura que revolucionou a música, e a arte, e que através de sua voz , de sua presença de palco e de sua personalidade combateu o machismo, pregou liberdade de expressão, de corpos, e o respeito à diversidade. O Brasil perdeu uma estrela da música e da cultura”, afirmou Rodrigues.

Marta lembra ainda do papel de Gal Costa na luta contra a ditadura e reforça que a cantora nunca se eximiu de, através da arte, fazer política pelo bem social do país. “Gal era considerada por muitos como a diva da Tropicália, movimento que cantou e lutou contra a falta de liberdade no nosso país na época da ditadura. E continuou sendo essa grande artista da democracia brasileira até hoje. Gal estará sempre presente na história do Brasil, com seu legado, com seus shows lendários em meio a ditadura, com a grande e potente voz que alcança todos”.

Segundo Marta Rodrigues, a artista “parte do plano terrestre depois de ter dado mais uma contribuição essencial para a democracia com seu apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva colaborando para tirar o Brasil das garras do fascismo e da veneração à ditadura. É uma tristeza essa partida. Só temos muito a agradecer a Gal”. Foto: Reprodução rede social

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados