Ações educativas reforçam o trabalho do Cedeba para o Dia Mundial do Diabetes

O azul, cor do diabetes, começa a ganhar destaque no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba). Colaboradores fazem questão da foto na moldura #novembroazul, que são postadas no grupo de Whatsapp “Cedeba Agora”. É a preparação para o Dia Mundial do Diabetes (14) quando o planeta se mobiliza para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção da doença e, também, sobre os cuidados que evitam ou retardam as complicações decorrentes da falta de controle.

Este ano, o Dia Mundial traz como tema “Educar para Proteger o Amanhã”. No Cedeba, a Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), se uniu à equipe multidisciplinar para reforçar informações sobre a necessidade de prevenção. Assim, as equipes de Enfermagem, Nutrição, Odontologia integrarão a Caravana da Saúde, atividade que a Codar, por meio da Enfermagem faz durante todo o ano nas salas de espera.

A organização de atividades para marcar o Dia Mundial do Diabetes pelo Cedeba, através da Codar, vai além do espaço do Centro. A coordenadora da Codar, Graca Velanes, explica que “trabalhamos também na mobilização dos gestores municipais de saúde em todos os 417 municípios do Estado, núcleos regionais de saúde da família de Salvador com orientações e sugestões, trabalho que fortalece o Novembro Diabetes Azul em toda a Bahia.

Durante as atividades da Caravana da Saúde, haverá também atenção especial com a visão – a retinopatia diabética é a complicação mais temida pelas pessoas com diabetes. A equipe de Oftalmologia do Cedeba, liderada pela retininóloga Tessa Mattos, fará exames de retinografia digital para grupos de usuários do Cedeba, incluindo diabetes gestacional.

ORIGEM DO DIA MUNDIAL

A data 14 de novembro para comemoração do Dia Mundial do Diabetes foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

Tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921. (Site da Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD).

O símbolo do diabetes é um círculo azul. A cor representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados