Embaixada da Suécia realiza em Salvador um dos maiores eventos sobre inovação do país

Organizado pela Embaixada da Suécia, as Semanas de Inovação vão reunir empresários, pesquisadores e autoridades do país escandinavo e do governo brasileiro

Salvador será palco do maior evento que celebra a parceria entre Suécia e Brasil no campo da inovação e da sustentabilidade. Em sua 11ª edição, as Semanas de Inovação Suécia-Brasil vão reunir empresários, pesquisadores e autoridades de ambos os países, com atividades presenciais e nline em diversas capitais e a abertura na capital baiana.

Na programação, estão confirmadas atividades como reuniões estratégicas, exposições, workshops e demais eventos voltados à inovação e sustentabilidade. Nesta edição, que vai de 7 a 11 de novembro, os temas de destaque são a aeronáutica, mineração sustentável, bioeconomia e mobilidade, cidades inteligentes e ciências da vida. A programação completa pode ser acessada AQUI.

Pela primeira vez em 11 edições, o evento que celebra a parceria entre Suécia e Brasil no campo da inovação e da sustentabilidade terá como palco de abertura o estado da Bahia, importante celeiro da inovação na Região Nordeste estado reconhecido também pela criatividade de seu povo e por projetos ambientais como o Tamar, de proteção à vida marinha.

“Nós estamos muito felizes que o Brasil tenha escolhido Salvador para ser o palco da abertura do evento, porque é ótimo mostrar que a inovação acontece em todo o país”, conta a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen. Para ela, é importante estimular e reconhecer a inovação que acontece para além do eixo Rio-São Paulo. “É muito fácil para nós focar em São Paulo, porque São Paulo é uma grande capital para as companhias suecas que atuam no Brasil. Mas eu acredito que é importante lembrar de todas as coisas que acontecem também nos outros lugares. Eu ouvi coisas incríveis sobre a CIMATEC, em Salvador, e estou feliz pela visita que faremos a eles como parte das Semanas de Inovação. Isso demonstra que a inovação também é feita na Bahia e em todos os outros lugares no Brasil”, diz.

Karin cita, por exemplo, a abertura do evento, em 7 de novembro, com uma atividade presencial aberta ao público a ser realizada no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador. Especialistas e autoridades de Suécia e Brasil irão debater os avanços da inteligência artificial e como essa tecnologia tem sido importante para a saúde, sobretudo após a pandemia de coronavírus, que fez com que temas como a telemedicina e uso de dados se popularizassem no dia a dia da medicina.

A cooperação no campo da aeronáutica é outra área-chave da relação Suécia e Brasil e que também terá atividades em Salvador. Também em 7 de novembro, o Grupo de Alto Nível em Aeronáutica irá se reunir para tratar da cooperação nesse setor tão estratégico para Suécia e Brasil. A reunião terá a participação de representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério de Empreendimento e Inovação da Suécia (MEI), além de instituições parceiras e representantes da Força Aérea Brasileira (FAB).

Outras atividades em Salvador

Durante as Semanas de Inovação, os participantes terão a oportunidade de visitar a exposição “Re-Waste e entender como a Suécia está repensando os recursos para contribuir com um mundo mais sustentável. A exposição é organizada pela Embaixada da Suécia e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pode ser conferida na Praça das Artes, Campus Ondina.

Ainda como parte da programação em Salvador, no dia 8 de novembro, pela manhã, ocorrerá o 11º Workshop Brasileiro-Sueco de Aeronáutica. Este evento contará com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), SENAI e CIMATEC, além de representantes de governo, pesquisadores e empresas.

A inovação aberta e a discussão de um caminho de maior busca pela sustentabilidade em um mundo em transição também serão temas importantes do evento. Não por acaso, Salvador, cidade que receberá a abertura do evento, discutirá no dia 8 de novembro o seminário “Pioneer the Possible”, que acontecerá no auditório do Departamento de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Ondina. A atividade discutirá exemplos de como a indústria está apoiando a transição para um futuro mais seguro e sustentável.

Evento

Além da capital baiana, as Semanas de Inovação Suécia-Brasil acontecerão em formato presencial, simultaneamente, em Brasília, Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo, com a presença de representantes dos governos brasileiro e sueco, de empresas, especialistas da área de tecnologia e inovação dos dois países. O evento é gratuito..

Semanas de Inovação Suécia-Brasil

As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são um evento realizado pela Embaixada da Suécia e pelas entidades parceiras do Team Sweden, entre elas o Business Sweden, a Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (SwedCham), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e os consulados gerais no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O evento, que em 2022 chega à sua 11ª edição, proporciona uma plataforma para a parceria estratégica entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI). O objetivo é promover a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, fomentando ambientes de inovação suecos, estabelecendo uma colaboração com parceiros brasileiros e criando um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI.

As Semanas de Inovação também fornecem uma visão geral das atividades suecas de CTI no Brasil. Além disso, o evento é uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil.

O quê: Semanas de Inovação Suécia-Brasil

Quando: 7 a 11 de novembro

Onde: Abertura em Salvador e eventos presenciais em Brasília, Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo

Organização: Embaixada da Suécia e Team Sweden

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados