Edição especial do Forte por Ser Mulher reúne time de peso e encerra Outubro Rosa com chave de ouro

A vereadora de Salvador Ireuda Silva (Republicanos) encerrou o Outubro Rosa com chave de ouro. Nesta quinta-feira (27), a republicana conduziu uma edição especial do programa Forte por Ser Mulher, com a presença do público na loja da campanha no Salvador Norte Shopping e transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Além de Ireuda, quatro nomes de peso compuseram a roda de conversa sobre o câncer de mama: a dermatologista Hadassa Barros; a oncologista Ana Amélia; a psicóloga Ana Carolina; e a ginecologista Jamile Barreto.

Um dos temas abordados foi a importância do esclarecimento sobre o tema. Conforme Ireuda, muitas mulheres com propensão a desenvolver o câncer de mama não apresentam sintomas físicos perceptíveis, como nódulos. Segundo Ana Amélia, lesões prematuras, com maiores chances de cura, são ainda pequenas e não podem ser sentidas pelo toque. “Por isso que a mamografia é importante”, destaca.

Hadassa destacou a necessidade de prevenção e de manter o uso de proteção solar mesmo durante o tratamento. “A mulher está muito mais aberta à questão da prevenção. […] O uso de proteção solar é fundamental”, disse.

Por sua vez, Ana Carolina ressaltou a importância de cuidar da saúde mental e emocional, que também são formas de ajudar a prevenir o câncer. “Cuide-se, faça os exames precocemente. Se tem fatores genéticos, estresse, problema familiar, no trabalho… Quem não tem condição de fazer atividade física, fazer uma caminhada. Seus medos não sabem a força que você tem”, pontuou.

Ireuda reiterou que, se descoberta, a doença precisa ser enfrentada o quanto antes. “É uma questão de um impacto profundo, que compromete o sistema nervoso, a autoestima… Mas não se pode pegar um exame e guardar na gaveta. Temos que ser mulheres empoderadas”, alertou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados