Projeto ensina Direito para estudantes de escolas públicas

O Direito na Escola é um projeto de extensão da Faculdade Baiana de Direito que difunde conhecimento jurídico na rede pública de ensino

Estudantes do Colégio Estadual Marquês de Maricá encerraram nesta semana o ciclo formativo do projeto Direito na Escola, cuja proposta é contribuir na formação cidadã de jovens da rede pública. Durante o mês de outubro, a escola teve encontros com estudantes da Faculdade Baiana de Direito sob a orientação da professora tutora Cláudia Albagli. Nesta edição do projeto foram discutidos os temas Direito eleitoral, Violências de gênero e Direito ao nome e à imagem.

“Eu nunca tive muito contato nem interesse pelo direito, mas a forma como as professoras apresentaram as leis foi muito didática e eu gostei da aula. Fui pesquisar depois, quando cheguei em casa, e a sensação foi muito boa”, comenta Felipe Carijé, estudante do terceiro ano.

Os encontros sempre contam com dinâmicas de sala que incentivam a reflexão e participação dos alunos. Um quiz “Fato ou Fake” sobre a organização dos poderes e as funções do executivo e a coleta de perguntas enviadas anonimamente sobre violência doméstica foram algumas das atividades realizadas para debater os conteúdos.

“A população de forma geral não conhece as leis e é importante ter isso na escola. É nossa segunda casa, todo tipo de informação que vem de lá nos constrói rumo a um futuro melhor”, defende Felipe. Entre as escolas estaduais que já receberam o projeto estão a Cupertino Lacerda, Alfredo Magalhães, Raphael Serravalle, Nogueira Passos e Pedro Calmon.

O Direito na Escola existe desde 2013 como um projeto de extensão da Faculdade Baiana de Direito. “Eu acho que a formação em Direito precisa passar pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. Ela não se dá só no espaço da faculdade, passa por estar em comunidade”, explica a professora Cláudia Albagli, coordenadora do projeto que atualmente conta com a colaboração de 18 estudantes da graduação.

Vestibular para Direito

Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o vestibular da Faculdade Baiana de Direito. São 200 vagas para a graduação em Direito (matutino) e a seleção conta com duas etapas presenciais, ambas no dia 06 de novembro (domingo). Todas as etapas acontecem na própria Faculdade, no Stiep. As inscrições podem ser feitas no site da Baiana. Foto: Luan Jave

Site do vestibular:

https://faculdadebaianadedireito.com.br/vestibular/

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados