Bahia foi o estado doNordeste com o maior número de empresas inadimplentes em setembro, mostra Serasa Experian

Estado registrou mais de 329 mil negócios com contas em atraso; Serasa Experian oferece serviços que ajudam a saúde dos empreendimentos do início ao fim

O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, dos 6,3 milhões de negócios com contas em atraso em setembro no Brasil, 329.174 foram da Bahia, sendo o estado com mais empreendimentos no vermelho no Nordeste. Além disso, a quantidade de dívidas negativadas na região foi de 1,9 milhões, com valor total de R$ 4,8 bilhões. O levantamento ainda mostra que esses empreendedores têm em média 6 dívidas por CNPJ.

Cenário Nacional

Na análise geral de empresas inadimplentes no país, o montante de dívidas negativadas atingiu 44,6 milhões em setembro, totalizando o valor de R$ 105,2 bilhões somente no mês de referência. A maior parte dos débitos foram contraídos dentro da categoria “Outros”, que engloba fornecedores e parceiros.

Bahia foi o estado do Nordeste com o maior número de empresas inadimplentes em setembro, mostra Serasa Experian

Estado registrou mais de 329 mil negócios com contas em atraso; Serasa Experian oferece serviços que ajudam a saúde dos empreendimentos do início ao fim

São Paulo, 26 de outubro de 2022 – O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, dos 6,3 milhões de negócios com contas em atraso em setembro no Brasil, 329.174 foram da Bahia, sendo o estado com mais empreendimentos no vermelho no Nordeste. Além disso, a quantidade de dívidas negativadas na região foi de 1,9 milhões, com valor total de R$ 4,8 bilhões. O levantamento ainda mostra que esses empreendedores têm em média 6 dívidas por CNPJ. Confira o ranking completo no gráfico abaixo:

Cenário Nacional

Na análise geral de empresas inadimplentes no país, o montante de dívidas negativadas atingiu 44,6 milhões em setembro, totalizando o valor de R$ 105,2 bilhões somente no mês de referência. A maior parte dos débitos foram contraídos dentro da categoria “Outros”, que engloba fornecedores e parceiros. Confira os números completos nos gráficos abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, mesmo que algumas variáveis econômicas demonstrem melhora, como a queda da inflação, para reverter o quadro de inadimplência é preciso de mais tempo. “A diminuição da inadimplência depende de uma melhora contínua e prolongada. Estamos começando a ver um cenário mais estabilizado agora, mas é necessária uma tendência positiva consolidada para que esse índice de fato comece a regredir”. Rabi também explica que a inadimplência é um indicativo em cadeia. “Quando os consumidores conseguirem limpar seus nomes, vão quitar suas dívidas com as empresas. Essas, por sua vez, com um melhor fluxo de caixa, poderão honrar os compromissos financeiros com parceiros e fornecedores e, dessa forma, a inadimplência da pessoa jurídica tende a diminuir”.

Outro recorte do índice mostrou que a representatividade dentre os negócios negativados é maior no setor de Serviços (53,3%). Em sequência estão: Comércio (37,7%), Indústria (7,8%), Setor Primário (0,8%) e Outros (0,4%).

Na Avaliação por Unidade Federativa, o estado de São Paulo hospedou a maior fatia dos negócios com o nome no vermelho. Outras regiões que tiveram destaque foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Micro e pequenas empresas são maioria dentre as inadimplentes

Em setembro, o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian também revelou que 5,6 milhões de negócios de micro e pequeno porte estavam negativados. Um aumento de 5,0% na comparação ano a ano. O setor de Serviços teve a maior participação, de 52,2%, seguido pelo Comércio, com 39,4%. Em sequência estavam as Indústrias (7,9%) e Demais (0,5%). De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, “as empresas menores tendem a demorar mais tempo para se reerguer, mesmo com a economia estável, por isso é importante planejar uma organização financeira e buscar soluções práticas que auxiliem a cobrança assertiva de clientes e a renegociação de dívidas com parceiros e fornecedores”.

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