Funceb homenageia os 50 Anos da Jornada Internacional de Cinema da Bahia e 5 Anos sem Guido Araújo

A programação conta com diálogos presenciais e exibições de filmes

A Fundação Cultural do Estado, por meio da Cinemateca da Bahia (Funceb/Dimas) em parceria com NORDESTLAB, TVE e FACOM/UFBA, homenageia os 50 anos da Jornada Internacional de Cinema da Bahia e cinco anos sem Guido Araújo. Na programação gratuita, entre os dias 20 e 21 de outubro, a partir das 18h30, no Teatro do Goethe-Institut Salvador/ICBA, serão realizados os Diálogos Audiovisuais – Ano 3, afim de lançar luz à longa trajetória de Guido Araújo, um dos principais mediadores culturais no cinema brasileiro.

Nos dias 20 e 21 de Outubro, serão exibidos documentários em curta metragem premiados nas edições de 1970, 1980 e 1990, da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, uma proposta curatorial que busca contemplar alguns dos temas, abordagens e perspectivas que foram gestadas nestes anos.

Para abrir o ciclo de homenagens a Guido, no dia 20 de outubro, às 18h30 será exibido o filme “As mortes das velas do recôncavo”, dirigido por Guido Araújo. Na sequência, a professora Dra. Izabel Melo, apresenta uma Aula Magna com o tema: Professor, cineclubista, crítico, programador: Guido Araújo e as muitas faces do cinema.

No dia 21 de outubro, será a vez de exibição dos filmes premiados nas Jornadas, a partir das 17h, no Teatro do Goethe-Institut Salvador/ICBA. São eles: Agreste – Dirigido por Robinson Barreto, com duração de 11 minutos; Porta de Fogo – Dirigido por Edgard Navarro (BA), com duração de 21 minutos; Memória de Sangue – Dirigido por Conceição Sena, com duração de 12 minuto.

Às 18h, será aberta a mesa: O legado da Jornada de Cinema da Bahia: Um olhar prismático, com mediação da professora Dra. Izabel Melo e participações da professora Dra. Ana Rosa Marques (UFRB); do professor, Dr. Lecco França (UEFS) e do Cineasta Edgard Navarro.

Ainda neste ciclo de homenagens e diálogos, será realizada a Sessão Cinemateca da Bahia – ano 3, em parceria com a TVE, TVT SP e TV Kirimurê. As obras que compõem os novos programas foram premiadas durante a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, nas décadas de 1970, 1980 e 1990. A programação será composta por 11 filmes, divididos em quatro programas que serão divulgados em breve.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados