Estudantes baianos participam da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Onze trabalhos de Salvador vão ser apresentados na 37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e 12ª Mostratec Júnior. Alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca.

O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de oito países e de 21 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da produção agrícola, inovações em materiais como o bioplástico e equipamentos para evitar incêndios e até mesmo no campo de atualidades como podcasts, música sertaneja e educação.

Do estado da Bahia vêm 21 trabalhos, sendo 11 de Salvador, três de Santo Antônio de Jesus, um de Araci, um de Caravelas, um de Catu, um de Ilhéus, um de Seabra, um de Valença e um de Vitória da Conquista.

Para se apresentarem na Mostratec que exibe trabalhos do Ensino Médio e Técnico, vêm os trabalhos:

Acesso e permanência no ensino superior no Brasil: o discurso veiculado pela grande mídia no caso de Matheus Araújo Moreira, das alunas Beatriz Belo Santos e Bruna Batista Santos.

Avaliação da atividade tensoativa, larvicida e antibacteriana dos extratos vegetais da folha do Araçazeiro Psidium guineense Sw. no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti em recipientes de água parada, de Felipe Silva Sacramento.

Crescendo na Seca: potencializando nutrientes em sementes de rúcula, de Rian Victor Pereira Ribeiro e América Ellen Teodozio Souza.

Dos amigos às patroas: uma análise do Brasil contemporâneo a partir da música sertaneja, de Maria Isabel Medeiros Soares e Natália Coelho de Jesus. Os quatro trabalhos acima são da Escola SESI Djalma Pessoa.

CultivaTec: sistema de estufa automatizado para produção e cultivo de produtos orgânicos, de Laryssa Fortuna Nogueira, Náthally Santos de Carvalho e Daniel Alexis Melo Bezerra da Silva.

Planta faz isso? O podcast como ferramenta de divulgação científica, de Rodrigo dos Santos Brito, Júlia Nascimento Barreto e Talita Alves.

APPANC: Desenvolvimento de um aplicativo para divulgação científica das PANCs, de Heloisa Serra Rodrigues de Souza. Silva. Esses últimos três trabalhos são da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon.

Anthropos: jogo para auxiliar na aprendizagem de crianças com Síndrome de Down, de Ana Gabriela Silva de Oliveira Coelho, Marina Sousa Feijó e Daniela Mendes Viana Freire, do Colégio Nossa Senhora da Luz.

A Prevenção De Deslizamento De Terra Por Meio Do Sensor Medidor De Umidade Do Solo, de Gabriela Silveira Alves, Alanna Albuquerque Maia e Augusto Olinto Macário de Castro Franco, do mesmo colégio citado acima.

12ª Mostratec Júnior

Para se apresentarem na Mostratec Júnior vêm os temas:

Clube de Ciências : Uso de Plantas Medicinais da Comunidade Escolar, pesquisado por Sarah de Oliveira da Silva e Antony Pereira Gomes dos Santos, da Escola Estadual Raul Sá.

Salvador Virtual: uma viagem através da cultura da primeira capital do Brasil, estudado por Maria Emília, Rafaela Andrade Muniz e Yasmim Tunes Chaves, do Colégio Nossa Senhora da luz.

A Mostratec Júnior é uma mostra integrada à Mostratec com trabalhos do Ensino Fundamental. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental do Brasil e do exterior. A Mostratec Júnior tem duas categorias: Educação Infantil, com alunos de 3 a 6 anos e Ensino Fundamental, com estudantes de 7 a 15 anos.

No total da Mostra, serão 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Fundamental com 264 e Infantil com 73). Além dela, ocorrerá também o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Até agora, faltando uma semana para a feira, além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante fique entre 30 e 40 mil pessoas.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Associação de Pais e Mestres/Liberato, Assembleia Legislativa/RS, Casio, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, BA e SP, Feevale, Unisinos, Faccat, Uniftec, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, Happy, entre outros.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados