Rafaela Silva é bicampeã mundial e Daniel Cargnin é bronze, em Tashkent

O judô brasileiro brilhou no terceiro dia de Campeonato Mundial, em Tashkent, no Uzbequistão. Rafaela Silva (57kg), em mais uma volta por cima arrebatadora, conquistou o bicampeonato mundial vencendo a japonesa Haruka Funakubo por waza-ari, na grande final. Daniel Cargnin (73kg) completou a dobradinha com vitória por ippon sobre Manuel Lombardo, da Itália, na disputa de bronze. Os resultados colocaram o Brasil em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas do Japão e da Mongólia.

Na primeira luta, Rafaela silenciou a barulhenta torcida uzbeque ao vencer por ippon a atleta da casa, Nilufar Ermaganbetova. Em seguida, jogou Ivelina Ilieva, da Bulgária, também por ippon para definir a luta que estava empatada nas punições.

Nas quartas, Rafa encarou a ucraniana Daria Bilodid, que se consagrou no peso ligeiro (48kg) com dois títulos mundiais e um bronze em Tóquio antes de subir duas categorias para esse ciclo. Para surpreender a adversária, Rafaela mudou um pouco seu estilo e teve sucesso. Canhota, lutou como destra e forçou três punições para avançar à semifinal. Nessa fase, Rafaela levou apenas 40 segundos para projetar a número um do mundo, Timna Nelson-Levy, de Israel, por ippon e se garantiu na final.

A decisão começou nervosa, com Rafaela agressiva, buscando a projeção. Funakubo investiu na luta de solo, imobilizou Rafaela, mas a brasileira conseguiu defender-se. A 30 segundos do fim da luta, ela soltou a perna no uchi-mata e marcou o waza-ari do título.

Daniel Cargnin se firma no 73kg com primeio pódio mundial

Daniel Cargnin, em seu primeiro Mundial na nova categoria, mostrou que já está totalmente adaptado ao peso leve e empolgou os fãs do judô com golpes potentes e ajustados. Venceu a primeira por ippon sobre Alexandru Racu, da Romênia, e na segunda, também por ippon, mandou para casa o vice-campeão olímpico Rustam Orujov. Na terceira rodada, despachou Alexander Gabler, da Alemanha, com outro ippon.

Nas quartas, o brasileiro enfrentou Tohar Butbul, atual número 5 do mundo, e sofreu duas punições, sendo obrigado a abrir o jogo para buscar a pontuação. Em uma tentativa de entrada de Daniel, Butbul foi rápido para pegar o braço do brasileiro e finalizar o combate.

Daniel voltou à repescagem com ainda mais vontade e projetou o atual campeão mundial e vice-olímpico, Lasha Shavdatuashvili, da Geórgia, para se garantir na disputa pelo bronze.

Na luta decisiva, o brasileiro entrou atento e contra-golpeou Manuel Lombardo para garantir o ippon da medalha.

Jéssica Lima vai às oitavas

Neste terceiro dia de competição, o Brasil ainda teve Jéssica Lima (57kg), que lutou seu primeiro Mundial da carreira. A atleta da Sogipa venceu a estreia contra a mongol Ichinkhorloo Munkhtsedev e, na segunda rodada, com dois waza-ari relâmpago, passou pela dominicana Ana Rosa. Nas oitavas de final, em uma luta difícil contra a japonesa Haruka Funakubo, a adversária de Rafaela Silva na grande final, Jéssica encerrou sua participação em Tashkent.

O judô brasileiro em Tashkent segue neste domingo (09), com Ketleyn Quadros (63kg) e Guilherme Schimidt (81kg). O Canal Olímpico do Brasil faz a transmissão ao vivo a partir de 2h (horário de Brasília), com finais às 9h também pelo Sportv. (CBJ) Foto: Lara Monsores/CBJ

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados